Por volta das 9h do próximo dia 7 de setembro a sua majestade Dom Pedro I estará em Criciúma. O Imperador, naturalmente representado por um professor que vem participando de incessantes ensaios, será recebido pelo prefeito Clésio Salvaro nas comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil na principal cidade do Sul catarinense.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
– Vamos comemorar os 200 anos da Independência em um grande momento. Brasília está levando o coração de Dom Pedro I, Criciúma estará fazendo uma teatralização. O prefeito vai receber Dom Pedro I, ele chegará a cavalo e em uma grande carruagem, que vocês só viram em Brasília. Dom Pedro vai receber Dona Leopoldina descendo da carruagem, será um grande ato cívico – confirma o secretário de Educação de Criciúma, Miri Dagostim.
Quem for à Rua da Gente, espaço para atos públicos anexo ao Parque das Nações Cincinato Naspolini, no Bairro Próspera, receberá uma das 10 mil bandeirinhas providenciadas pelo Município. De um lado, o pavilhão nacional. De outro, o municipal.
– Desde 2021 iniciamos a execução dos hinos nas escolas do município todas as segundas-feiras, e em uma escola vai a banda do 28° GAC. O respeito, amor à Pátria, às pessoas e colegas, a hierarquia do professor, temos resultados claros – enalteceu o secretário.
Continua depois da publicidade
> Em visita a SC, Tebet defende concessão de rodovias federais
80 entidades desfilando
O desfile cívico, programado para iniciar às 8h, reunirá 80 entidades, entre as quais 63 escolas municipais de Criciúma. – Desfilarão 25 viaturas, depois a revista às tropas e na sequência o desfile. Em dois momentos haverá as encenações, com cavalarias, dois cavalos e uma carruagem, será um momento de muita história – detalhou Dagostim. – Assim que terminar o desfile com as polícias, uma encenação às 9h e outra às 10h30min, tudo encenado por nossos professores, com as vestes completas, será um momento maravilhoso – sublinhou. Para o secretário, Criciúma será “o único município do Brasil fazendo esse momento tão importante dessa forma”.
Também no dia 7 será inaugurado um monumento de 20 metros de altura no Parque do Planetário, no Morro Cechinel. A estrutura, que já está sendo implantada, será parte de um complexo turístico e educacional em construção no ponto mais alto da cidade, será uma referência de homenagem ao bicentenário da Independência.

> Ministério da Saúde pede para Anvisa liberar vacina contra varíola dos macacos
Nada de manifestações políticas
Uma das preocupações da Secretaria de Educação é evitar que manifestações políticas ocorram no decorrer dos atos de 7 de Setembro na cidade. Em outros anos houve situações que chegaram a gerar alguma saia justa durante as comemorações.
Continua depois da publicidade
– Recebemos ofícios pedindo espaço para manifestação mas o governo, de antemão, já disse que o espaço é para a educação e comemorar a Independência. Não vamos permitir manifestações, a bandeira nossa é a do Brasil e a da educação – respondeu o secretário.
Leia também:
> Em SC, Bolsonaro tem 50% e Lula 25% das intenções de voto
> Ao JN, Ciro critica “polarização odienta” e volta a comparar PT e Bolsonaro