A conclusão das obras na BR-285 na Serra da Rocinha em Timbé do Sul, no extremo Sul catarinense, vai colocar mais 7,5 mil veiculos por dia, conforme projeções, a transitar por rodovias da região. Preocupados, prefeitos estão buscando alternativas para dar conta dessa vazão e, ao mesmo tempo, alcançar resultados econômicos com isso. Um deles foi além: está pavimentando uma rota para, depois, cobrar pedágio de quem passar por ela.

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Em Meleiro, distante 37 quilômetros de Criciúma, o prefeito Eder Mattos (PL) foi ao governador Carlos Moisés (Republicanos) e pediu suporte para pavimentar os 13 quilômetros da MEL-255, uma rodovia rural, municipal e de chão batido. Conseguiu R$ 10 milhões do Estado, levantou mais R$ 5 milhões da prefeitura, tocou a licitação, contratou e já começou a obra. 

– Nós gostamos de desafios. A obra está lá, andando, e acreditamos que em 24 meses estará pronta – informou. A MEL-255 pavimentada criará uma nova rota para o trânsito da Serra da Rocinha. – São 13 quilômetros desde o nosso limite com Turvo até o distrito de Sapiranga, chegando na SC-447 – detalhou. Daí, são mais 6 quilômetros para alcançar a BR-101 na altura de Araranguá. – Será a menor distância entre a descida da Serra da Rocinha e a BR – apontou o prefeito.

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O pedágio de Meleiro

Uma das vantagens da rota é que ela removerá um tráfego pesado das áreas centrais de Turvo e Ermo para o interior de Meleiro, pois o trecho que está ganhando pavimentação é quase que totalmente rural. – Teremos um desvio até da área urbana do distrito de Sapiranga – sublinhou Mattos. Estima-se que passarão 350 caminhões bitrens por dia.

Feita a estrada, virá o pedágio. – Vamos criar uma Autarquia de Mobilidade e precisamos fazer receita. Então montaremos um pequeno pedágio. Será possível arrecadar uns R$ 250 mil, R$ 280 mil, volume necessário para manter todas as estradas do município e a MEL-255 para o trânsito regional – salientou. 

Como parte da nova rodovia, uma ponte está sendo construída no limite com Turvo
Como parte da nova rodovia, uma ponte está sendo construída no limite com Turvo (Foto: Prefeitura de Meleiro / Divulgação)

A praça de pedágio será montada na altura da localidade de Tranqueiras. Eder Mattos garantiu que já buscou o amparo legal para tomar a iniciativa. – Podemos instalar sim, sem dúvida alguma. União faz, Estado faz e Município, que tem menos volume de dinheiro, deve fazer – bateu. – Olha a responsabilidade que terá o Município para manter uma estrada dessa – justificou.

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Mais barato que na BR-101

Mattos lembrou que foi muito questionado quando da elaboração do projeto de pavimentação. – Muitos achavam que seria muito dinheiro numa estrada pouco utilizada, mas daí veio essa questão do trânsito da Serra da Rocinha – ponderou. – E estamos fazendo essa rodovia pela metade do preço, pois temos a matéria-prima, temos usina de asfalto e estamos fazendo – reiterou. 

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O prefeito ainda não cravou o valor que será cobrado de pedágio para rodar pela MEL-255, mas deixou uma ideia. – Será menos que o valor da BR-101 – garantiu, citando os R$ 2,40 atualmente cobrados em cada praça do trecho Sul da 101. Carros com placas de Meleiro estarão isentos do pagamento. – Vai pagar o pedágio quem for de fora e vier usufruir desse benefício pago pelos meleirenses – frisou.

Trecho da MEL-255 que receberá asfalto
Trecho da MEL-255 que receberá asfalto (Foto: Prefeitura de Meleiro / Divulgação)

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