Foi com um misto de surpresa e satisfação pela missão cumprida que uma equipe da Guarnição Especial da Polícia Militar de Imbituba, no Sul de Santa Catarina, realizou na noite desta quarta-feira (22) aquela que poderá ser considerada a maior apreensão de ecstasy da história do Brasil. 

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

– Apreendemos cerca de 230 mil comprimidos de ecstasy, 60 mil pontos de LSD e 48 quilos de MDMA. Fizemos uma estimativa que essa droga, vendida no varejo, daria cerca de R$ 10 milhões. É uma grande apreensão – confirmou o tenente-coronel Luís Carlos Cruz, que comanda a guarnição de Imbituba. A apreensão ocorreu em um sítio no interior de Imaruí, perto do limite com Paulo Lopes.

O comandante lembrou que, até então, a considerada maior apreensão do gênero no país havia ocorrido em abril de 2020 em São José dos Pinhais, no Paraná, quando foram descobertos 200 mil comprimidos de ecstasy sob poder dos criminosos. 

Para o comandante da operação, estrutura do laboratório era precária
Para o comandante da operação, estrutura do laboratório era precária (Foto: PMSC / Divulgação)

– Foi uma grande operação contra o tráfigo de drogas. Desmantelamos um laboratório de drogas sintéticas que ficava nesse sítio. Além das drogas já preparadas, embaladas para a venda e consumo, havia muitos insumos e maquinários, em condições de produzir muito mais droga – relatou. Quatro homens foram presos. – Um deles estava com mandado de prisão em aberto e os outros já tinham passagens policiais – detalhou.

Continua depois da publicidade

A PM constatou que o local onde estavam os quatro criminosos presos em flagrante não contava com condições adequadas. – Um local totalmente improvisado, um galpão, um sítio sem qualquer cuidado com higiene, um local precário, porém com grande produção de drogas. As drogas que os usuários utilizam não têm qualquer tipo de zelo com higiene, são feitas em um local improvisado – explicou o coronel.

Ele informou que a operação já vinha sendo desencadeada há algum tempo,. – A gente vinha monitorando as ações desses criminosos, fomos ligando os pontos e conseguimos chegar ao local onde eles fabricavam essas drogas – observou o comandante. 

O destino provável da droga era, em sua maioria, o litoral norte de Santa Catarina. – As investigações nos levam a crer que essa droga era distribuída principalmente na região norte do estado, região de Balneário Camboriú, Itajaí e Blumenau, e também aqui na região Sul – informou. 

Uma fração da droga apreendida será mantida sob poder da Polícia Civil para perícia, e o restante irá a descarte indicado pelo juiz do caso. Para o coronel Luiz Carlos, essa foi a maior ação envolvendo drogas. – Dessa magnitude, pessoalmente, é a maior. Eu já participei de outras operações com outros tipos de entorpecentes mas não tão grande como essa – completou.

Continua depois da publicidade

Uma fração da droga apreendida será mantida sob poder da Polícia Civil para perícia, e o restante irá a descarte indicado pelo juiz do caso. Pessoalmente, para o coronel Luís Carlos, essa foi a maior ação envolvendo entorpecentes. – Dessa magnitude, pessoalmente, é a maior. Eu já participei de outras operações com outros tipos de entorpecentes mas não tão grande como essa – completou.

Leia também:

> País mais digital do mundo, Estônia faz missão virtual em SC

> Casos ativos de Covid em SC quase dobram após recontagem

> Milionário ganha tilápia, queijo e ovos na Rifa da Fazendinha