É possível disputar 19 jogos em 45 dias? O Criciúma passa a perseguir essa resposta a partir da próxima sexta-feira (15). Conciliando Série B no Campeonato Catarinense e no Brasileiro, o Tigre passa a sentir os efeitos das duras jornadas. Somente na última semana, esteve três vezes em campo. Depois da mais recente, o empate em 0 a 0 da noite desta terça-feira (12) contra o Carlos Renaux, no estádio Augusto Bauer, em Brusque, sobraram reclamações.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais noticias de Santa Catarina pelo WhatsApp

– O combinado, e a Federação deixou bem claro, é que o Criciúma iria jogar quando pudesse, e não é isso que está acontecendo. Estão empurrando tudo no Criciúma, querem empurrar dois jogos por semana – afirmou o técnico Cláudio Tencati, após o resultado em Brusque. Com o 0 a 0, o Tigre chegou a 11 pontos e está na terceira colocação.

O Criciúma tem, ainda, três jogos pela frente na primeira fase da Segunda Divisão estadual: em casa com o Blumenau, fora com o Guarani de Palhoça e novamente em casa diante do Atlético Tubarão. Pela tabela, as partidas com Blumenau e Guarani não têm datas, e o do Tubarão deve ocorrer no próximo dia 24. Ou seja, as duas outras partidas deveriam ocorrer antes do dia 24.

– Fomos na Federação pedir ajuda – contou o vice-presidente do Criciúma, Alexandre Farias. O presidente da Federação Catarinense de Futebol (FCF), Rubens Angelotti, foi convidado para visitar a delegação do Tigre em Brusque. – Ele conversou com o nosso departamento de futebol, e nós expomos essa situação muito difícil – frisou o dirigente.

Continua depois da publicidade

Tigre é sétimo no Brasileiro e terceira na Segundona Catarinense
Tigre é sétimo no Brasileiro e terceira na Segundona Catarinense (Foto: Celso da Luz / Criciúma EC)

– Não vou ficar dando desculpa mas o combinado era outro. Só estoura em nós – pontuou o técnico do Criciúma. – Planejamento no futebol brasileiro funciona quando tem resultado – registrou Tencati.

Oito jogos em duas semanas

Ainda em julho, o Criciúma tem mais oito jogos, quatro pelo Campeonato Brasileiro: Ponte Preta (sexta-feira, dia 15, no Heriberto Hülse), Tombense (19/7, em Muriaé, Minas Gerais), CSA (23/7, no Heriberto Hülse) e Londrina (30/7, em Londrina, Paraná). A tabela marca, ainda, a partida de ida da segunda fase do Catarinense para 31 de julho além das três partidas que faltam na primeira fase do Estadual.

– Uso força máxima? E como faço no Brasileiro? Eu poderia ter priorizado o Catarinense, mas se estou perto do rebaixamento no Brasileiro, como faço? – indagou Tencati, sem esconder o dilema vivido pelo Tigre.

A situação piora em agosto. Se chegar até a decisão do Catarinense, serão mais cinco partidas, além de seis compromissos pelo Brasileiro, contra Sport (em Recife), Guarani (em casa), Novorizontino (em Novo Horizonte, São Paulo), Operário (em casa), CRB (em Maceió) e Grêmio (em Criciúma) no dia 30 de agosto.

Continua depois da publicidade

Técnico do Criciúma cobra apoio da FCF
Técnico do Criciúma cobra apoio da FCF (Foto: Celso da Luz / Criciúma EC)

– A Federação tem que olhar pro Criciuma, é quem mais coloca dinheiro no caixa da Federação. Olha a nossa torcida, o retorno que tem dado, é uma camisa pesada, tem que olhar pro Criciúma – completou Tencati. O clube está no aguardo de um pronunciamento da FCF.

> Empresa investe R$ 200 milhões para criar Zona Franca em SC

Os 19 jogos em 45 dias:
?? – Criciúma x Blumenau (Catarinense)
?? – Guarani x Criciúma (Catarinense)
15/7 – Criciúma x Ponte Preta (Brasileiro)
19/7 – Tombense x Criciúma (Brasileiro)
23/7 – Criciúma x CSA (Brasileiro)
24/7 – Criciúma x Tubarão (Catarinense)
30/7 – Londrina x Criciúma (Brasileiro)
31/7 – Quartas de final (Catarinense)
2/8 – Sport x Criciúma (Brasileiro)
7/8 – Quartas de final (Catarinense)
10/8 – Criciúma x Guarani (Brasileiro)
14/8 – Novorizontino x Criciúma (Catarinense)
14/8 – Semifinal (Catarinense)
17/8 – Criciúma x Operário (Brasileiro)
21/8 – Semifinal (Catarinense)
24/8 – Final (Catarinense)
27/8 – CRB x Criciúma (Brasileiro)
28/8 – Final (Catarinense)
30/8 – Criciúma x Grêmio (Brasileiro)

Leia também:

> Congresso abre caminho para SC reaver dinheiro investido em BRs

> Bolsonaro fala com a família de petista e convida para coletiva

> Sine de SC tem mais de 7 mil vagas de trabalho; confira