O censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou, em 2010, que Imbituba tem 61% de esgotamento sanitário adequado. E o que isso tem a ver com a instalação de um aeroporto para alienígenas no Morro da Antena, no município de 45,7 mil habitantes no Sul catarinense? Tudo, ao menos para o suplente de vereador Izar Duarte (Podemos).
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
– Isso se chama clickbait. Uma estratégia de marketing e vendas para fisgar a pessoa por tema polêmico para vender outro produto. No meu caso, o produto é saneamento básico -. Acontece que Izar aproveitou uma breve interinidade na Câmara Municipal (ele é quarto suplente de bancada de um vereador só, e assumiu em um rodízio) para levantar a ideia da construção de uma pista para extraterrestres.
– Essa ideia surgiu dentro do gabinete, quando eu conversava sobre a ideia mais esdrúxula que a gente poderia utilizar. Imbituba, assim como 90% de toda Santa Catarina, é extremamente precária em saneamento básico, fizemos indicações sobre saneamento, gerenciamento de resíduos sólidos e ninguém vem me perguntar a respeito, mesmo que estejamos chafurdando em nossos resíduos. Quando falei sobre esse assunto, todo mundo ouviu – argumentou.
Embora fosse uma estratégia para chamar a atenção, o suplente quase protocolou efetivamente o projeto. – Eu quase protocolei, mas esse era apenas o título da indicação, no último momento eu mudei o título, o importante era refletir e vendo se nós estamos realmente recebendo o mínimo da infraestrutura – pontuou, elencando as proporções entre investimentos e benefícios do tratamento de esgoto. – Cada R$ 1 investido em saneamento são R$ 9 economizados em saúde. O que você acha mais importante? Investir em cultura alienígena ou fazer o básico do básico da infraestrutura? -.
Continua depois da publicidade
Como parte do que julga “a conquista” que teve com a polêmica, Izar apontou a reunião que conseguiu com o prefeito Rosenvaldo Júnior (PSB), secretários, empresários e a sociedade civil no penúltimo dia do seu mandato de 30 dias, na quarta-feira (30). – Enquanto a sociedade não se envolver, não fazer pressão nem exigir, nada vai acontecer. Essa estratégia foi para chamar as pessoas para perto -.
> Exclusivo: justiça suspende novo contrato no Porto de Itajaí
Agora, de volta à suplência, Izar torcerá à distância para não precisar, de novo, recorrer a um novo clickbait para chamar a atenção. – Até do jornal O Globo me ligaram – referiu, divertindo-se com a repercussão que a insólita proposta original alcançou. Não precisamos esperar por alienígenas para fazer esse trabalho por nós – finalizou.

Leia também:
> Amigas dizem que youtuber morta em SC tinha medo do marido
> Nova pesquisa aponta Lula com 45% e Bolsonaro com 32%; veja