Julho de 2020. A então governadora Daniela Reinehr recebia o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, para a assinatura do ato de concessão da BR-101 Sul. De Jaguaruna, foram até Timbé do Sul, no extremo Sul catarinense, para vistoriar as obras de pavimentação da BR-285, na Serra da Rocinha.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
– Os trabalhos estão bem avançados e até dezembro deste ano devemos estar entregando as obras prontas, que trarão mais segurança e agilidade para quem utiliza a estrada – disse Tarcísio, na ocasião. A previsão do ministro era entregar a rodovia em dezembro de 2020, inclusive com a presença do presidente Jair Bolsonaro. Um ano depois, essa nova ligação pavimentada de Santa Catarina ao Rio Grande do Sul ainda está em obras. Os trabalhos estiveram suspensos entre maio e novembro por falta de recursos.

O prefeito de Timbé do Sul. Roberto Biava (PP), não esconde a preocupação. Ele lidava com a expectativa de entrega da rodovia até março, o que não será mais cumprido. – Eu subi o topo da Serra da Rocinha ontem, estou desanimado pelo número de funcionários trabalhando. A obra está a passos de tartaruga – afirma. – Há uns dias, eu tinha a expectativa de inaugurar entre maio e abril. Na hora que a empresa voltar do recesso vamos questionar, mas do jeito que está, vai demorar muito mais – aponta.
O Governo do Estado repassou R$ 15 milhões para a obra. Há a garantira de mais R$ 11 milhões da União para continuar os trabalhos em 2022. – E como havia recursos travados, a bancada federal dará suporte para a conclusão, que exige R$ 40 milhões. Faltam pouco mais de R$ 10 milhões para fechar a conta, estamos na expectativa – calcula Biava.
Continua depois da publicidade

A BR-285, mesmo em obras, está aberta ao tráfego até o dia 3 de janeiro. Depois, será retomado o sistema de comboios no amanhecer e fim da tarde para passagem de veículos de segunda a sexta-feira. De pavimentação, falta menos de 1 quilômetro. – Bem no topo da Serra, são três trechos, que chegam a 800 metros para pavimentar. Mas tem as contenções das encostas, esse é o grande problema. A gente pede atenção para quem vem conhecer – adverte o prefeito. Com isso, há um trecho em meia pista.
> Temporada de shows e festas terá Lei Seca no litoral de SC
Quando encerrada a pavimentação, a BR-285 conviverá com outro problema: a iluminação. – Esse é um novo problema. O Governo Federal queria que a prefeitura de Timbé do Sul assumisse, estava o mesmo problema da ponte de Laguna. São R$ 10 mil por mês, para nós é bastante, a gente fez uma proposta, para eles instalarem uma usina eólica ou um projeto de iluminação solar. Está em estudo – relata.
O trecho catarinense da BR-285 que está sendo pavimentado compõe 21 quilômetros desde a divisa com o Rio Grande do Sul no sentido de Araranguá, passando pela área urbana de Timbé do Sul. É parte dos 741 quilômetros da rodovia que liga o litoral catarinense com o extremo Oeste do Rio Grande do Sul, em São Borja, na fronteira com a Argentina. Resta ainda uma última extensão não pavimentada, de 8 quilômetros, no lado gaúcho conectado a Timbé do Sul, em São José dos Ausentes.
Leia também:
> Em uma caminhada via BR-285 em obras, os encantos da Serra da Rocinha
Continua depois da publicidade