Já são mais de 5 anos de obras na implantação dos 22 quilômetros da BR-285 entre Timbé do Sul, no extremo Sul catarinense, e a divisa com o Rio Grande do Sul, na Serra da Rocinha. Foram pelo menos duas previsões de conclusão frustradas: dezembro de 2018 e de 2020. Mas parece que agora, vai.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
– Ao que tudo indica, a estrada vai ser entregue pronta até o fim do semestre – informa o prefeito de Timbé do Sul, Roberto Biava, que visita o canteiro de obras algumas vezes por semana. – O consórcio nos informou que precisa terminar nesse semestre, senão começa a ter prejuízo – relata.
São 22 quilômetros de estrada entre o Centro de Timbé do Sul e a divisa com o lado gaúcho. São 9 quilômetros de asfalto na área urbana e 13 quilômetros de concreto no trecho serrano. Desses, restam pavimentar apenas 800 metros, mas o problema maior está na implantação das encostas em vários pontos onde têm havido deslizamentos.

> Cantora de SC morre após batida entre quatro veículos no RS
Continua depois da publicidade
Faltaram recursos em 2021
Problemas orçamentários e técnicos impossibilitaram o cumprimento dos prazos anteriores. – Nos últimos dias, ao subir a Serra, falei com os engenheiros e vi cerca de 40 pessoas trabalhando. Já teve um número maior – aponta. Sobre os recursos, há garantia para a conclusão. – Os R$ 15 milhões do Estado, grande parte já foram gastos, os R$ 11 milhões da União estão sendo usados. A gente sabe que para alguns meses tem dinheiro – confirma Biava. – E a importância de ter colocado R$ 40 milhões no orçamento desse ano. Se o Governo Federal quiser terminar ela, com certeza vai terminar até a metade do ano, tem dinheiro para isso, ao contrário do que aconteceu ano passado, quando a complementação não estava no orçamento – lembra.
Em 2021 a obra esteve suspensa por um semestre, de maio a novembro, justamente por falta de verbas. O consórcio suspendeu as obras, retirou as máquinas e os trabalhos foram interrompidos em uma fase crucial, a das contenções das encostas. A sequência de deslizamentos em diversos momentos em 2020 e 2021 reforçou a preocupação com a necessidade de medidas.

DNIT emite nota
O DNIT emitiu nota na última sexta-feira atualizando as informações das obras nas encostas da BR-285. No texto, é reforçada a dificuldade imposta pela “estabilização das encostas que é uma das etapas mais desafiadoras” em razão “da existência de estruturas geológicas complexas, topografia acidentada e necessidade de preservação ambiental”.
São empregadas, conforme o DNIT, “diferentes soluções de engenharia para contenção de oito pontos suscetíveis à ocorrência de escorregamentos”. O DNIT informa, ainda, que “o trabalho que está em andamento consiste na execução de medidas para evitar as quedas de blocos de rochas e os escorregamentos de encostas”. É detalhado que estão sendo implantadas cortinas atirantadas, telas metálicas de alta resistência e grampeamento de solo e rocha com chumbadores ancorados. “Em paralelo, ocorre o alargamento da plataforma da pista para viabilizar a implantação do pavimento de concreto”, completa a nota.
Continua depois da publicidade

> Carlos Moisés e Salvaro: o namoro nas redes sociais continua
Espaço para o comércio
O prefeito Biava levou ao escritório do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT) na última quinta-feira (20) duas preocupações. – A iluminação e pontos de comércio. É injusto a Serra do Rio do Rastro poder ter comércio no trecho, a Rota do Sol, Praia Grande, Corvo Branco, e nós em Timbé no trecho de concreto não pode ter comércio, só residências – explica. – É uma injustiça, poderia ter pousadas, hotéis, e o Dnit não deixa – completa.
Esse veto a estabelecimentos comerciais nas margens está preocupando em Timbé do Sul, já que vários empreendedores demonstravam interesse em investir no percurso, garantindo a exploração turística da Serra da Rocinha. – Estou me sentindo o guri que gosta de pescar. O pai te leva no açude, dá o caniço, o açude está cheio de peixes e na hora o pai diz que eu não posso pescar. É como eu estou me sentindo – diz o prefeito.

> Queiroga alimenta discurso antivacina de Bolsonaro
Continua depois da publicidade
Para Biava, se essa decisão do DNIT não for revertida, Timbé do Sul terá prejuízos. – Queremos reverter isso. É prejuízo para o município. Tem uma Serra bonita, devia desfrutar dela em pontos comerciais, pousadas e restaurantes – destaca.
O DNIT havia anunciado, em meados de 2017, que havia um projeto de implantação de estação eólica para geração de energia a ser empregada na iluminação da rodovia na Serra da Rocinha. – A gente está preocupado também com a iluminação, até hoje não saiu do papel, temos alguns projetos para mostrar. Vamos trabalhar também nesse sentido, que ela seja inaugurada, é uma obra de suma importância – sublinha o prefeito.
> Caminhoneira de SC que sofreu acidente grave faz pedido em hospital

A cronologia da obra
Dezembro de 2016 – DNIT anuncia interdições da BR-285 e começa o manejo de fauna e flora na região.
Janeiro de 2017 – Sítios arqueológicos começam a ser resgatados no trecho em Timbé do Sul.
Fevereiro de 2017 – Obras de implantação e pavimentação da BR-285 são apresentadas pelo DNIT à comunidade de Timbé do Sul.
Continua depois da publicidade
Abril de 2017 – Avançam estudos no trecho para evitar atropelamentos de animais na BR-285.

Maio de 2017 – É lançada Frente Parlamentar pela implantação dos 8 quilômetros que faltam da BR-285 no lado gaúcho.
Maio de 2017 – Comitiva de prefeitos da região é recebida na obra. DNIT informa que chuvas atrasam a terraplenagem.
Julho de 2017 – Técnicos do Ibama visitam o canteiro de obras e aprovam andamento da supressão da vegetação.
Agosto de 2017 – DNIT alerta para risco de tráfego de carros e caminhões no trecho em obras.

Agosto de 2017 – Em visita técnica, superintendente do DNIT em SC, Ronaldo Barbosa, prevê conclusão da obra em dezembro de 2018.
Continua depois da publicidade
Agosto de 2017 – Diretor do DNIT de Brasília visita obras e anuncia previsão de entrega em setembro de 2018. Investimento estava em R$ 110 milhões e trabalhos encontravam-se 25% concluídos.
Dezembro de 2017 – Taludes começam a ser instalados para conter encostas contra possíveis deslizamentos.

Janeiro de 2018 – Implantadas passagens de fauna para garantir segurança aos animais na travessia da rodovia.
Fevereiro de 2018 – DNIT anunciava R$ 52 milhões no orçamento da União para concluir as obras até o fim do ano.
Continua depois da publicidade
Abril de 2018 – Com quase 90% da terraplenagem concluída, começa a pavimentação do trecho urbano da BR-285.

Julho de 2018 – Com 43% das obras concluídas, foco é na construção dos quatro viadutos no trecho serrano.
Janeiro de 2019 – DNIT prevê conclusão dos 9 quilômetros de asfalto entre a cidade e o pé da Serra até agosto.

Março de 2019 – Prefeitos da região visitam obra. Previsão é de incremento de R$ 200 milhões na economia regional com a BR-285 concluída.
Continua depois da publicidade
Abril de 2019 – Serra da Rocinha é interditada para o início da pavimentação em concreto rígido nos 13 quilômetros do trecho serrano.

Junho de 2019 – DNIT começa a instalar sinalização no trecho urbano que está sendo pavimentado com asfalto.
Julho de 2019 – Restrição do tráfego de veículos na BR-285 é debatida entre moradores, comerciantes e o consórcio.
Setembro de 2019 – Começa a pavimentação com concreto rígido no trecho serrano da BR-285.

Janeiro de 2020 – Três dos quatro viadutos são concluídos.
Continua depois da publicidade
Janeiro de 2020 – Porto de Imbituba prevê incremento de 10% na movimentação de cargas com a pavimentação da BR-285.
Fevereiro de 2020 – Artefatos arqueológicos são identificados em pontos da obra da rodovia em Timbé do Sul.

Abril de 2020 – Começa a terraplenagem nos 5 quilômetros finais da rodovia em SC, no ponto mais alto da Serra da Rocinha.
Junho de 2020 – DNIT anuncia que obras estão 80% concluídas. Começam as execuções das encostas e do último dos quatro viadutos.
Continua depois da publicidade
Julho de 2020 – Deslizamento de rochas força bloqueio da rodovia. Problema se repete em setembro.
Julho de 2020 – Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, visita a obra e anuncia conclusão até dezembro.

Outubro de 2020 – DNIT entrega 8,8 quilômetros de BR-285 pavimentada no Contorno Viário urbano de Timbé do Sul.
Novembro de 2020 – Novas interdições por deslizamentos na rodovia. Cronograma de conclusão anunciado pelo ministro não será cumprido.
Continua depois da publicidade
Novembro de 2020 – DNIT lança licitação para concluir a BR-285 nos 8 quilômetros do lado do Rio Grande do Sul.

Dezembro de 2020 – Rodovia sofre interdições para estudos técnicos visando evitar deslizamentos nas encostas.
Março de 2021 – Firmado contrato para elaboração de projeto da BR-285 no lado gaúcho, com previsão de entrega em 8 meses.
Maio de 2021 – Na iminência da suspensão das obras, ministro Tarcísio anuncia em vídeo que “dará um jeito” para conseguir os recursos que faltam.
Continua depois da publicidade
Maio de 2021 – Ari Alexandre, 83 anos, morador de Timbé do Sul, cumpre promessa pela pavimentação e planta araucárias nas margens da BR-285.

Maio de 2021 – Obra é suspensa por falta de recursos. Ministro garante que orçamento estará disponível para conclusão da obra até dezembro.
Junho de 2021 – Prefeitos do extremo Sul apontam preocupação pós-conclusão da BR-285: a necessidade de melhorar as rodovias estaduais da região.

Julho de 2021 – Tráfego na rodovia é suspenso por formação de gelo em função do frio rigoroso na região.
Continua depois da publicidade

Agosto de 2021 – Prefeito de Timbé do Sul estima que a obra na BR-285 poderá ser concluída em março de 2022.
Agosto de 2021 – Ministro Tarcísio e governador Carlos Moisés sinalizam com recursos para concluir a BR-285.

Outubro de 2021 – Canteiro de obras é remontado. Obras são retomadas em novembro com estabilização das encostas.
Novembro de 2021 – Vândalos atacam máquinas nas obras da BR-285.
Leia também:
> Calorão, pouco público e um gol na estreia de Camboriú e Próspera
Continua depois da publicidade
> Em 45 anos, o primeiro Campeonato Catarinense sem o Criciúma