Já são mais de 5 anos de obras na implantação dos 22 quilômetros da BR-285 entre Timbé do Sul, no extremo Sul catarinense, e a divisa com o Rio Grande do Sul, na Serra da Rocinha. Foram pelo menos duas previsões de conclusão frustradas: dezembro de 2018 e de 2020. Mas parece que agora, vai.

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– Ao que tudo indica, a estrada vai ser entregue pronta até o fim do semestre – informa o prefeito de Timbé do Sul, Roberto Biava, que visita o canteiro de obras algumas vezes por semana. – O consórcio nos informou que precisa terminar nesse semestre, senão começa a ter prejuízo – relata.

São 22 quilômetros de estrada entre o Centro de Timbé do Sul e a divisa com o lado gaúcho. São 9 quilômetros de asfalto na área urbana e 13 quilômetros de concreto no trecho serrano. Desses, restam pavimentar apenas 800 metros, mas o problema maior está na implantação das encostas em vários pontos onde têm havido deslizamentos.

Um dos grandes desafios da obra, os viadutos nas curvas a mais de 1,2 mil metros de altitude
Um dos grandes desafios da obra, os viadutos nas curvas a mais de 1,2 mil metros de altitude (Foto: DNIT SC / Divulgação)

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Faltaram recursos em 2021

Problemas orçamentários e técnicos impossibilitaram o cumprimento dos prazos anteriores. – Nos últimos dias, ao subir a Serra, falei com os engenheiros e vi cerca de 40 pessoas trabalhando. Já teve um número maior – aponta. Sobre os recursos, há garantia para a conclusão. – Os R$ 15 milhões do Estado, grande parte já foram gastos, os R$ 11 milhões da União estão sendo usados. A gente sabe que para alguns meses tem dinheiro – confirma Biava. – E a importância de ter colocado R$ 40 milhões no orçamento desse ano. Se o Governo Federal quiser terminar ela, com certeza vai terminar até a metade do ano, tem dinheiro para isso, ao contrário do que aconteceu ano passado, quando a complementação não estava no orçamento – lembra.

Em 2021 a obra esteve suspensa por um semestre, de maio a novembro, justamente por falta de verbas. O consórcio suspendeu as obras, retirou as máquinas e os trabalhos foram interrompidos em uma fase crucial, a das contenções das encostas. A sequência de deslizamentos em diversos momentos em 2020 e 2021 reforçou a preocupação com a necessidade de medidas.

Prioridade agora é concluir as contenções para evitar quedas de encostas na rodovia
Prioridade agora é concluir as contenções para evitar quedas de encostas na rodovia (Foto: DNIT SC // Divulgação)

DNIT emite nota

O DNIT emitiu nota na última sexta-feira atualizando as informações das obras nas encostas da BR-285. No texto, é reforçada a dificuldade imposta pela “estabilização das encostas que é uma das etapas mais desafiadoras” em razão “da existência de estruturas geológicas complexas, topografia acidentada e necessidade de preservação ambiental”.

São empregadas, conforme o DNIT, “diferentes soluções de engenharia para contenção de oito pontos suscetíveis à ocorrência de escorregamentos”. O DNIT informa, ainda, que “o trabalho que está em andamento consiste na execução de medidas para evitar as quedas de blocos de rochas e os escorregamentos de encostas”. É detalhado que estão sendo implantadas cortinas atirantadas, telas metálicas de alta resistência e grampeamento de solo e rocha com chumbadores ancorados. “Em paralelo, ocorre o alargamento da plataforma da pista para viabilizar a implantação do pavimento de concreto”, completa a nota.

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O trabalho atual do DNIT está nas encostas da Serra da Rocinha
O trabalho atual do DNIT está nas encostas da Serra da Rocinha (Foto: DNIT SC / Divulgação)

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Espaço para o comércio

O prefeito Biava levou ao escritório do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT) na última quinta-feira (20) duas preocupações. – A iluminação e pontos de comércio. É injusto a Serra do Rio do Rastro poder ter comércio no trecho, a Rota do Sol, Praia Grande, Corvo Branco, e nós em Timbé no trecho de concreto não pode ter comércio, só residências – explica. – É uma injustiça, poderia ter pousadas, hotéis, e o Dnit não deixa – completa.

Esse veto a estabelecimentos comerciais nas margens está preocupando em Timbé do Sul, já que vários empreendedores demonstravam interesse em investir no percurso, garantindo a exploração turística da Serra da Rocinha. – Estou me sentindo o guri que gosta de pescar. O pai te leva no açude, dá o caniço, o açude está cheio de peixes e na hora o pai diz que eu não posso pescar. É como eu estou me sentindo – diz o prefeito.

Prefeitura quer liberação do DNIT para comércio se instalar no trecho de concreto
Prefeitura quer liberação do DNIT para comércio se instalar no trecho de concreto (Foto: DNIT SC / Divulgação)

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Para Biava, se essa decisão do DNIT não for revertida, Timbé do Sul terá prejuízos. – Queremos reverter isso. É prejuízo para o município. Tem uma Serra bonita, devia desfrutar dela em pontos comerciais, pousadas e restaurantes – destaca.

O DNIT havia anunciado, em meados de 2017, que havia um projeto de implantação de estação eólica para geração de energia a ser empregada na iluminação da rodovia na Serra da Rocinha. – A gente está preocupado também com a iluminação, até hoje não saiu do papel, temos alguns projetos para mostrar. Vamos trabalhar também nesse sentido, que ela seja inaugurada, é uma obra de suma importância – sublinha o prefeito.

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Ministro visitou obras em julho de 2020, prometendo conclusão seis meses depois
Ministro visitou obras em julho de 2020, prometendo conclusão seis meses depois (Foto: Ricardo Botelho / Ministério da Infraestrutura)

A cronologia da obra

Dezembro de 2016 – DNIT anuncia interdições da BR-285 e começa o manejo de fauna e flora na região.

Janeiro de 2017 – Sítios arqueológicos começam a ser resgatados no trecho em Timbé do Sul.

Fevereiro de 2017 – Obras de implantação e pavimentação da BR-285 são apresentadas pelo DNIT à comunidade de Timbé do Sul.

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Abril de 2017 – Avançam estudos no trecho para evitar atropelamentos de animais na BR-285.

Estudos em 2017 culminaram na implantação de passagens de fauna
Estudos em 2017 culminaram na implantação de passagens de fauna (Foto: DNIT SC / Divulgação)

Maio de 2017 – É lançada Frente Parlamentar pela implantação dos 8 quilômetros que faltam da BR-285 no lado gaúcho.

Maio de 2017 – Comitiva de prefeitos da região é recebida na obra. DNIT informa que chuvas atrasam a terraplenagem.

Julho de 2017 – Técnicos do Ibama visitam o canteiro de obras e aprovam andamento da supressão da vegetação.

Agosto de 2017 – DNIT alerta para risco de tráfego de carros e caminhões no trecho em obras.

A preocupação com o trânsito no trecho em obras em 2017
A preocupação com o trânsito no trecho em obras em 2017 (Foto: DNIT SC / Divulgação)

Agosto de 2017 – Em visita técnica, superintendente do DNIT em SC, Ronaldo Barbosa, prevê conclusão da obra em dezembro de 2018.

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Agosto de 2017 – Diretor do DNIT de Brasília visita obras e anuncia previsão de entrega em setembro de 2018. Investimento estava em R$ 110 milhões e trabalhos encontravam-se 25% concluídos.

Dezembro de 2017 – Taludes começam a ser instalados para conter encostas contra possíveis deslizamentos.

Em outubro de 2018, asfalto chegava no Contorno Viário de Timbé
Em outubro de 2018, asfalto chegava no Contorno Viário de Timbé (Foto: DNIT SC / Divulgação)

Janeiro de 2018 – Implantadas passagens de fauna para garantir segurança aos animais na travessia da rodovia.

Fevereiro de 2018 – DNIT anunciava R$ 52 milhões no orçamento da União para concluir as obras até o fim do ano.

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Abril de 2018 – Com quase 90% da terraplenagem concluída, começa a pavimentação do trecho urbano da BR-285.

Em abril de 2018, viadutos estavam em construção
Em abril de 2018, viadutos estavam em construção (Foto: DNIT SC / Divulgação)

Julho de 2018 – Com 43% das obras concluídas, foco é na construção dos quatro viadutos no trecho serrano.

Janeiro de 2019 – DNIT prevê conclusão dos 9 quilômetros de asfalto entre a cidade e o pé da Serra até agosto.

Em 2018, BR-285 passava por manutenção no trecho do RS
Em 2018, BR-285 passava por manutenção no trecho do RS (Foto: DNIT RS / Divulgação)

Março de 2019 – Prefeitos da região visitam obra. Previsão é de incremento de R$ 200 milhões na economia regional com a BR-285 concluída.

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Abril de 2019 – Serra da Rocinha é interditada para o início da pavimentação em concreto rígido nos 13 quilômetros do trecho serrano.

Para a aplicação do concreto, trânsito foi bloqueado na BR-285
Para a aplicação do concreto, trânsito foi bloqueado na BR-285 (Foto: DNIT SC / Divulgação)

Junho de 2019 – DNIT começa a instalar sinalização no trecho urbano que está sendo pavimentado com asfalto.

Julho de 2019 – Restrição do tráfego de veículos na BR-285 é debatida entre moradores, comerciantes e o consórcio.

Setembro de 2019 – Começa a pavimentação com concreto rígido no trecho serrano da BR-285.

A base do concreto chegando há dois anos e meio na 285
A base do concreto chegando há dois anos e meio na 285 (Foto: DNIT SC / Divulgação)

Janeiro de 2020 – Três dos quatro viadutos são concluídos.

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Janeiro de 2020 – Porto de Imbituba prevê incremento de 10% na movimentação de cargas com a pavimentação da BR-285.

Fevereiro de 2020 – Artefatos arqueológicos são identificados em pontos da obra da rodovia em Timbé do Sul.

Concreto chega à Serra da Rocinha em fevereiro de 2020
Concreto chega à Serra da Rocinha em fevereiro de 2020 (Foto: DNIT SC / Divulgação)

Abril de 2020 – Começa a terraplenagem nos 5 quilômetros finais da rodovia em SC, no ponto mais alto da Serra da Rocinha.

Junho de 2020 – DNIT anuncia que obras estão 80% concluídas. Começam as execuções das encostas e do último dos quatro viadutos.

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Julho de 2020 – Deslizamento de rochas força bloqueio da rodovia. Problema se repete em setembro.

Julho de 2020 – Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, visita a obra e anuncia conclusão até dezembro.

Presidente da Santur, Leandro Ferrari, visitou as obras em agosto de 2020
Presidente da Santur, Leandro Ferrari, visitou as obras em agosto de 2020 (Foto: DNIT SC / Divulgação)

Outubro de 2020 – DNIT entrega 8,8 quilômetros de BR-285 pavimentada no Contorno Viário urbano de Timbé do Sul.

Novembro de 2020 – Novas interdições por deslizamentos na rodovia. Cronograma de conclusão anunciado pelo ministro não será cumprido.

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Novembro de 2020 – DNIT lança licitação para concluir a BR-285 nos 8 quilômetros do lado do Rio Grande do Sul.

Contorno de Timbé do Sul entregue pelo DNIT em 2020
Contorno de Timbé do Sul entregue pelo DNIT em 2020 (Foto: DNIT SC Divulgação)

Dezembro de 2020 – Rodovia sofre interdições para estudos técnicos visando evitar deslizamentos nas encostas.

Março de 2021 – Firmado contrato para elaboração de projeto da BR-285 no lado gaúcho, com previsão de entrega em 8 meses.

Maio de 2021 – Na iminência da suspensão das obras, ministro Tarcísio anuncia em vídeo que “dará um jeito” para conseguir os recursos que faltam.

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Maio de 2021 – Ari Alexandre, 83 anos, morador de Timbé do Sul, cumpre promessa pela pavimentação e planta araucárias nas margens da BR-285.

Seu Alaor cultivou araucárias em casa para plantar na Serra da Rocinha
Seu Alaor cultivou araucárias em casa para plantar na Serra da Rocinha (Foto: DNIT SC / Divulgação)

Maio de 2021 – Obra é suspensa por falta de recursos. Ministro garante que orçamento estará disponível para conclusão da obra até dezembro.

Junho de 2021 – Prefeitos do extremo Sul apontam preocupação pós-conclusão da BR-285: a necessidade de melhorar as rodovias estaduais da região.

Quando da suspensão em maio, a rodovia estava assim na Serra
Quando da suspensão em maio, a rodovia estava assim na Serra (Foto: DNIT SC / Divulgação)

Julho de 2021 – Tráfego na rodovia é suspenso por formação de gelo em função do frio rigoroso na região.

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No auge do frio de 2021, gelo chegou a bloquear a BR-285
No auge do frio de 2021, gelo chegou a bloquear a BR-285 (Foto: DNIT SC / Divulgação)

Agosto de 2021 – Prefeito de Timbé do Sul estima que a obra na BR-285 poderá ser concluída em março de 2022.

Agosto de 2021 – Ministro Tarcísio e governador Carlos Moisés sinalizam com recursos para concluir a BR-285.

Pedra que rolou na BR-285 em setembro de 2020
Pedra que rolou na BR-285 em setembro de 2020 (Foto: DNIT SC / Divulgação)

Outubro de 2021 – Canteiro de obras é remontado. Obras são retomadas em novembro com estabilização das encostas.

Novembro de 2021 – Vândalos atacam máquinas nas obras da BR-285.

Queda de barreira na BR-285 em julho de 2020
Queda de barreira na BR-285 em julho de 2020 – (Foto: DNIT SC / Divulgação)
DNIT acelera obras nas encostas para evitar deslizamentos
DNIT acelera obras nas encostas para evitar deslizamentos – (Foto: DNIT SC / Divulgação)
Em janeiro de 2018, DNIT entrega três passagens de fauna
Em janeiro de 2018, DNIT entrega três passagens de fauna – (Foto: DNIT SC / Divulgação)
Comboios conduzem o trânsito pela Serra da Rocinha
Comboios conduzem o trânsito pela Serra da Rocinha – (Foto: DNIT SC / Divulgação)
Novos elementos arqueológicos descobertos em fevereiro de 2020
Novos elementos arqueológicos descobertos em fevereiro de 2020 – (Foto: DNIT SC / Divulgação)
Obra alcançava 80% de conclusão em junho de 2020
Obra alcançava 80% de conclusão em junho de 2020 – (Foto: DNIT SC / Divulgação)
Novas interdições depois de deslizamentos no fim de 2020
Novas interdições depois de deslizamentos no fim de 2020 – (Foto: DNIT SC / Divulgação)
Ministro Tarcísio e a vice-governadora Daniela na BR-285 em julho de 2020
Ministro Tarcísio e a vice-governadora Daniela na BR-285 em julho de 2020 – (Foto: Ricardo Botelho / Ministério da Infraestrutura)
Uma das curvas de viaduto na BR-285 em maio de 2021
Uma das curvas de viaduto na BR-285 em maio de 2021 – (Foto: DNIT SC / Divulgação)
Viadutos começavam a tomar forma no trecho em março de 2020
Viadutos começavam a tomar forma no trecho em março de 2020 – (Foto: DNIT SC / Divulgação)
Trecho gaúcho da BR-285 no aguardo das obras em São José dos Ausentes
Trecho gaúcho da BR-285 no aguardo das obras em São José dos Ausentes – (Foto: DNIT RS / Divulgação)
DNIT vai investir R$ 72 milhões no trecho gaúcho da BR-285
DNIT vai investir R$ 72 milhões no trecho gaúcho da BR-285 – (Foto: DNIT RS / Divulgação)
Vistoria do DNIT na BR-285 catarinense em março de 2020
Vistoria do DNIT na BR-285 catarinense em março de 2020 – (Foto: DNIT SC / Divulgação)

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