O cenário das pré-candidaturas ao governo do Estado ganha mais um nome a partir deste sábado (12). O PDT fará, em evento online, a filiação do ex-deputado Fernando Coruja.

Continua depois da publicidade

> Receba as notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

– Estou voltando às origens, e muito empolgado – garante Coruja, que segue atuando como médico em Lages, sua terra natal. – Me entusiasma a candidatura do Ciro para presidente, acho que ele vai exercer um papel importante na eleição do ano que vem – destaca. O presidenciável Ciro Gomes e o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, participarão da live de filiação de Fernando Coruja marcada para as 18h deste sábado. – O Brasil está entre dois polos, e isso não é adequado – completa Coruja, ainda sobre o cenário nacional.

Coruja foi três vezes deputado federal e, recentemente, cumpriu mandato na Alesc
Coruja foi três vezes deputado federal e, recentemente, cumpriu mandato na Alesc (Foto: Divulgação)

Para Santa Catarina, Coruja vê com confiança o futuro do PDT. – A prioridade tem que ser a educação, a preocupação com os mais pobres, o cuidado com a coisa pública. São ideias eternas, que trazemos sempre na política – pondera o pré-candidato.

PDT ganha fôlego, diz deputado

Conforme o deputado Rodrigo Minotto, que passou a ser o único representante do partido na Assembleia Legislativa (Alesc) depois da expulsão da deputada Ana Paula da Silva, a Paulinha, a candidatura de Fernando Coruja oferecerá musculatura ao partido para alçar melhores voos.

Continua depois da publicidade

– O Ciro Gomes é o nosso candidato a presidente, o projeto nacional do PDT precisa de palanques no estado, e o Coruja é o nosso nome para governador. Na última vez que o PDT teve candidato ao governo, foi o Manoel Dias, em 2006, e conseguimos eleger dois deputados estaduais. Se o desempenho do Ciro em Santa Catarina for repetido em relação à última eleição, com 264 mil votos, e isso for transferido para as nossas nominatas, podemos fazer três deputados estaduais e um federal, o que seria muito bom. Mas para isso é importante ter candidato a governador – explica.

Minotto foi a Lages convidar Coruja para voltar ao PDT
Minotto foi a Lages convidar Coruja para voltar ao PDT (Foto: Divulgação)

Minotto articulou a filiação de Coruja ao partido. – Ele é uma bandeira da política em Santa Catarina – cita, ao lembrar que o pré-candidato a governador foi prefeito de Lages entre 1993 e 96 pelo PDT, e depois cumpriu três mandatos de deputado federal, parte deles filiado ao partido. Em 2017, como suplente, exerceu mandato na Alesc.

> De primo para primo, reclamações na educação em Treze de Maio, no Sul de SC

PDT busca aliados no centro

O deputado vê poucas chances de o PDT se aliar à esquerda, tanto em nível estadual quanto nacional. – Não, o partido está se dirigindo mais ao centro, tanto que articula aliados nesse sentido na disputa nacional, e devemos seguir essa linha em Santa Catarina. Temos que sair desse ódio dos extremos – observa. Minotto tem sido próximo ao governador Carlos Moisés (PSL), e demonstra expectativa em relação ao futuro político dele. – O governador deve definir isso, pelo que sabemos, até o fim de julho – revela. O parlamentar tangencia quando questionado sobre algum possível alinhamento com Moisés em 2022. – Vai depender do partido para o qual ele vai – sublinha.

Quando questionado sobre o impacto da saída da deputada Paulinha do partido, Minotto diz que não houve muita repercussão interna no PDT catarinense. – Não vimos por parte dos vereadores, prefeitos e vice-prefeitos qualquer manifestação formal de surpresa ou descontentamento. Não vi nada – registra.

Continua depois da publicidade

Deputada Paulinha foi expulsa do PDT, que agora só tem Minotto na Alesc
Deputada Paulinha foi expulsa do PDT, que agora só tem Minotto na Alesc (Foto: Divulgação)

Em contrapartida, o PDT vem buscando reforços. Uma novidade é da cidade de Rodrigo Minotto. Dimas Kammer, ex-vereador e ex-prefeito de Forquilhinha, cidade vizinha a Criciúma, filiou-se ao PDT. – Ele não vem para ser candidato, mas para ajudar na construção do partido – adianta o deputado.

> Famílias carentes recebem “kit de prevenção” à Covid

O presidente estadual do partido segue sendo o ex-deputado e ex-ministro Manoel Dias, que não deverá concorrer em 2022. Em 2018 ele foi candidato a deputado federal, colhendo 22.517 votos. – O presidente Manoel não deve disputar a eleição, mas ele está muito satisfeito com a filiação do Fernando Coruja ao partido – finaliza Minotto.

Leia também:

> Suspensa pela pandemia, nova sede da Câmara vira depósito em Criciúma

> Mesmo com vacinação, pneumologista de Criciúma crê em “Papai Noel com máscara”

> De hambúrguer a carros elétricos, boas expectativas na economia em Criciúma