Fazia muito tempo que o Criciúma não liderava qualquer competição. Logo, o gol da vitória sobre o Novorizontino, 1 a 0 na tarde deste domingo (27), no estádio Heriberto Hülse, tem um sabor muito especial. Com 11 pontos, o Tigre vai dormir na ponta do Grupo B e dono da melhor campanha geral da Série C do Campeonato Brasileiro.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
E o sabor ainda é mais especial para o atacante Luiz Paulo. Foi o primeiro gol dele com a camisa do Tigre. Mas o sentimento transcende um simples balançar de redes que, como tem dito o técnico Paulo Baier, “vai se repetir muitas e muitas vezes”. Vai além. Mexe com o íntimo, a memória e a maior saudade que um pai pode sentir.
Cinco meses de uma tragédia pessoal
– Ele teve um problema muito grande, muito sério na vida – confirmou Baier depois da partida. Acontece que Luiz Paulo perdeu a sua filha. Foi em 18 de janeiro. Ele, a esposa e a filha estavam no apartamento que o casal desocupava em Itu, onde o atacante havia defendido o Ituano na temporada passada. Eis que, em certo momento, um armário caiu da parede e atingiu a pequena Lohany, de 4 anos.
> Uma nova roupagem para a história do Criciúma
Continua depois da publicidade
Luiz Paulo trata do tema com discrição. Na ocasião, deu uma declaração ao G1. – Durante esses quatro anos eu aprendi muita coisa com ela. Me ensinou como realmente é o amor verdadeiro. Era uma filha que outra eu não vou ter. Lohany era fora de série. Perdi as contas de quantas vezes me dizia no dia o quanto me amava. Vou levar no meu coração o resto da minha vida aqui na Terra. Algum dia vou viver com ela eternamente. Hoje, é uma estrelinha lá no céu – disse.

Quando do acidente, a esposa de Luiz Paulo estava grávida. Veio um menino, alegria do jovem casal que vive em Criciúma faz cerca de um mês.

O jogador defendeu o Madureira no último Campeonato Carioca, marcando seis gols. Foi anunciado pelo Criciúma no fim de maio, e havia passado cinco jogos em branco, até balançar a rede neste domingo. – Muito importante para ele pegar confiança, é um cara bacana no grupo, dedicado. Ele teve força de vontade, o grupo agarrou ele, incentivou ele, a gente está ajudando da melhor forma. Ele vai nos ajudar muito – comentou Paulo Baier.
> Copa América: veja os gols de Brasil 1 x 1 Equador
O momento do Tigre
Com o pé de Luiz Paulo na bola, convertendo o pênalti aos 27 minutos do segundo tempo, o Criciúma passou pelo Novorizontino no gramado pesado do Heriberto Hülse. Choveu muito nas últimas horas em Criciúma.
Continua depois da publicidade

Com 11 pontos, o Criciúma só perde a liderança na conclusão da quinta rodada, nesta segunda-feira (28), se o Ypiranga vencer o Figueirense em Erechim, no estádio Colosso da Lagoa. Qualquer outro resultado e o Tigre sustentará o primeiro lugar.
O próximo compromisso será no domingo (3), novamente no Heriberto Hülse, contra o Paraná.
Leia também:
> Eliminar o Fluminense valerá orçamento no azul para o Tigre