Abandonado há mais de 5 anos, o Teatro Célia Belizária de Souza foi consumido parcialmente por chamas em um incêndio de grandes proporções na noite desta sexta-feira (9), em Araranguá, no Sul de Santa Catarina. O auditório, que contava com 500 poltronas, foi totalmente atingido pelo fogo, por conta do acúmulo de materiais inflamáveis. Os bombeiros conseguiram evitar o avanço das chamas para outras dependências.

Continua depois da publicidade

As primeiras labaredas foram notadas no segundo andar pouco depois das 19h quando o Corpo de Bombeiros deslocou-se de outra ocorrência para começar o combate ao fogo. Guarnições de Criciúma e Sombrio foram chamadas para reforçar a operação. A ocorrência se desenvolveu sob forte chuva e não houve feridos.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O teatro, interditado há dois anos por problemas na sua estrutura física, localiza-se na Avenida Capitão Pedro Fernandes, no Centro de Araranguá, e vinha sendo utilizado por andarilhos, moradores de rua e usuários de drogas. O espaço contava com muito lixo, resíduos e materiais inflamáveis, além de caixas de livros didáticos. Ocorre que o teatro, pertencente ao Governo do Estado, é vizinho da Escola de Educação Básica de Araranguá que encontra-se em obras de reforma e ampliação desde dezembro de 2020. 

O estado de abandono do teatro é visível. O cenário desolador, testemunhado pelos cidadãos de Araranguá nos últimos anos, é confirmado pela deterioração constante do patrimônio público. Diversos alertas foram feitos diante da presença constante dos andarilhos que faziam fogueiras, cozinhavam e consumiam drogas no teatro abandonado. Os estoques de materiais didáticos novos, mesas e cadeiras da escola armazenados no local também foram atingidos pelo fogo.

Continua depois da publicidade

A fachada do teatro abandonado e, agora, incendiado
A fachada do teatro abandonado e, agora, incendiado (Foto: Lucas Colombo / Tribuna de Notícias)

> Lula tem 45% e Bolsonaro 34% das intenções de voto, diz Datafolha

Em recente inspeção ao local, a Polícia Militar de Araranguá constatou o risco de um incêndio e, também, atestou que os livros didáticos, muitos novos, eram utilizados pelos andarilhos como insumo para fogueiras e até como papel higiênico. Outros materiais escolares novos estavam guardados no local onde o fogo se alastrou nesta sexta.

Prédio corre risco

Há risco de a estrutura vir abaixo, em função da extensão das chamas. Uma perícia será realizada nos próximos dias. Não havia mais energia elétrica no prédio, por conta dos furtos de fios constantes. É grande a hipótese de que o incêndio tenha sido criminoso. No andar térreo, onde o estrago foi maior, havia 500 poltronas estofadas em um espaço que Araranguá não tem igual para eventos, mas encontra-se sem condições de uso e sem qualquer perspectiva de melhorias em breve. Quando o Estado lançou o investimento de R$ 3,3 milhões para obras que estão em andamento na escola anexa, havia a expectativa de uma atenção ao teatro, o que não se concretizou. 

Inaugurado pelo governador Luiz Henrique da Silveira, o Teatro Célia Belizária foi, durante cerca de 10 anos, o principal local para shows, eventos dos mais diversos e apresentações em Araranguá, cidade de 68 mil habitantes no extremo Sul catarinense.

Continua depois da publicidade

Leia também:

> Médico é preso após ficar nu em posto e causar confusão

> Saiba como fica a família real do Reino Unido na era Charles III

> Fugitivo tenta escapar por telhados e se dá mal em SC