Em abriil de 1877 o governo do Império fundava a Colônia Azambuja, local que recebeu os primeiros imigrantes vindos da Itália para Santa Catarina. Dali, os italianos avançaram por diversas regiões criando raízes que até hoje marcam o estado, abrindo caminhos e fundando cidades. E somente agora, 144 anos depois, Azambuja ganhará um acesso pavimentado ao município-sede.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

O governador Carlos Moisés estará às 11h desta sexta-feira em Pedras Grandes, pequena cidade do Sul catarinense, distante 43 quilômetros de Criciúma e 65 de Tubarão. No Pavilhão da Festa Nacional do Vinho Goethe, em Azambuja, assinará convênio que repassará R$ 15 milhões para execução do primeiro trecho da Rodovia da Imigração Italiana, ligando o Centro de Pedras Grandes ao histórico distrito.

– Esse convênio realiza uma aspiração de toda a região – comemora o prefeito Agnaldo Filippi (PP). – Foi justamente por essa estrada, lá nos tempos da colonização, que os italianos escoaram as riquezas, a produção, e agora, quase um século e meio depois, chega a pavimentação tão aguardada e merecida – registra.

Estrada vai fomentar turismo

O interior de Pedras Grandes oferece muitas belezas naturais e conta com expressivo potencial turístico. Em Azambuja, casarões antigos são preservados, e muito da cultura italiana também. Os mais antigos, que vivem das lavouras, ainda falam italiano e produzem vinho (com rótulos de qualidade e exportados) com as uvas Goethe, típicas da região e que frutificam do solo fértil cultivado há quase dois séculos.

Continua depois da publicidade

Para comemorar a colonização, a prefeitura realizou, no último fim de semana, a primeira Festa da Colônia Azambuja 1977. O evento foi online, prestigiado pelo governador que, na sua mensagem, anunciou a visita que fará nesta sexta para o anúncio da pavimentação da rodovia. 

Na programação da festa remota, houve almoço típico italiano e degustação de vinhos, exibição de jogos praticados pelos imigrantes, apresentações culturais e shows musicais. Em paralelo, na praça central de Pedras Grandes foi realizada uma feira de produtos coloniais típicos de Azambuja. Foi um ensaio da pequena cidade para as festas futuras, que virão com o fim da pandemia de Covid-19 e com a pavimentação da estrada.

Teve festa italiana em Azambuja no fim de semana
Teve festa italiana em Azambuja no fim de semana (Foto: Divulgação)

> “Forquilhinha será uma das cidades mais bonitas do Brasil”, anuncia prefeito

No centro de 2010 do IBGE, foram contados 4.107 habitantes em Pedras Grandes. Mas a cidade, como muitas do mesmo patamar, sofre com o êxodo, tanto que a estimativa para 2020 registra 154 moradores a menos, ou seja, 3.953. Desse total, 70% vivem nas áreas rurais, como Azambuja e outras.

Continua depois da publicidade

Um dos casarões do distrito de Azambuja
Um dos casarões do distrito de Azambuja (Foto: Prefeitura de Pedras Grandes / Divulgação)

Leia também:

> Comissão da Câmara rejeita voto impresso defendido por Bolsonaro

> Liminar garante trabalho remoto para servidores da educação em Criciúma

> Câmara de Criciúma aprova moção de apoio ao voto auditável