Na madrugada de 26 de julho, brasileiros estavam vibrando diante da TV com a façanha da jovem maranhense Rayssa Leal do outro lado do mundo, em Tóquio. A Fadinha encantou com seu skate, mais arrojo e simpatia, e ganhou a medalha de prata na categoria street do skate, que estreou nos Jogos Olímpicos.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Seis meses antes daquela façanha, Rayssa estava em Criciúma. E um semestre depois do pódio olímpico, ela volta ao Sul catarinense. Fadinha chegou na cidade nesta quinta-feira (13) pela manhã e à tarde já estava com seus amigos e desafiantes treinando nas rampas do Skatepark no Parque Municipal Prefeito Altair Guidi.
Campeã de 2021 no STU Nacional em Criciúma, ela busca repetir o título agora, em 2022. Mesmo com a tarde quente desta quinta, com mais de 30 graus de temperatura na cidade, a jovem, que completou 14 anos no último dia 4, praticou bastante e esbanjou simpatia. Acompanhada pelo pai e monitorada de perto por eficiente assessoria, Rayssa era o foco da maioria das fotos dos que tiveram acesso para acompanhar a sessão de treinos.

> O caso da diarista que levou joias de famílias ricas em Criciúma
Continua depois da publicidade
Prefeito levou skatistas em mina
Enquanto Rayssa e outros colegas treinavam no Skatepark, o prefeito Clésio Salvaro levou um grupo de skatistas para conhecer a Mina de Visitação Octávio Fontana, uma antiga mina de carvão desativada que, atualmente, é aberta a visitantes.
– É uma das quatro do Mundo assim, nesse formato, e um dos nossos grandes pontos turísticos – anunciou o prefeito, enquanto apresentava a estrutura aos jovens, todos visivelmente surpresos. – Isso aqui é incrível – a skatista Virginia Fortes. – Diferente, muito bacana mesmo – concordou Kalani Konig, um dos mais cotados no masculino para as disputas do STU.

> Cabeleireira desaparecida no RS é encontrada morta no Sul de SC
Começam as disputas
Nesta sexta, algumas das estrelas da competição estarão reunidas em entrevista coletiva a partir de 9h30min: Rayssa Leal, Virginia Fortes e Pâmela Rosa, Lucas Rabelo, Marcelo Formiga e Kalani Konig.
Continua depois da publicidade
O Skatepark volta a estar aberto para treinos das meninas a partir das 10h e às 12h10min começam as eliminatórias na categoria street masculino, com baterias até 16h45min. No feminino, a competição começa já das semifinais no sábado, a partir de 11h20min.
A etapa de Criciúma abre o calendário oficial do skate brasileiro. Ainda haverá a categoria park, cujas disputas ocorrerão na semana que vem, a partir de quinta-feira (20). As finais de cada categoria, neste domingo (16) e no seguinte (23) terão transmissão pela NSC TV às 10h30min e ao vivo para todo o Brasil no Esporte Espetacular da Rede Globo.

> ‘Musa da estrada’, caminhoneira de SC sofre grave acidente
Uma aposta de Criciúma
Para Criciúma, a segunda temporada do evento é a busca da consolidação de mais um atrativo com foco no turismo. O Skatepartk tem área de 1,7 mil m² foi inaugurado em 24 de janeiro do ano passado, na abertura do STU Nacional 2021, e custou R$ 1,4 milhão, metade deste valor oriundo de emenda parlamentar do deputado federal Daniel Freitas (PSL-SC). – Nossa meta é garantir a volta do STU nos próximos anos para que ele seja, em Criciúma, também seletivo aos Jogos de Paris, como foi ano passado, valendo para a qualificação aos Jogos de Tóquio – comentou o presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma, Neto Ugioni.
Continua depois da publicidade
Durante o ano, o espaço é sucesso entre os skatistas de Criciúma. São raros os dias em que não há dezenas e até centenas de jovens (e até não tão jovens) praticantes no lugar. O complexo do Skatepark está ganhando, a partir desta quinta, um reforço em estrutura, com a inauguração do restaurante, pub e lanchonete Layback, estrutura licitada e concedida pela prefeitura em 2020 e concluída há poucos dias. Houve, também, ampliação de um estacionamento lateral, com 250 vagas, que ganhou nova pavimentação pela prefeitura.

O acesso ao STU atende as prerrogativas do Evento Seguro. Só podem entrar espectadores em número limitado e inscritos no site da organização e com comprovação de sistema vacinal completo contra Covid-19.
Leia também:
> Criciúma, Içara e Imbituba registram novas mortes por Covid
> Em Imbituba, mil novos casos de Covid em menos de uma semana
> Lançada a obra de R$ 10 milhões para superar desastre ambiental no Sul de SC