Deixar a área central de Criciúma pela Rua Desembargador Pedro Silva nos finais de tarde testa a paciência de qualquer motorista. Pior para os moradores do setor onde se encontram os bairros Comerciário, Michel e São Luiz. É para melhorar essa região, e impactar bastante o trânsito, que a prefeitura entregou, neste sábado (25), a ordem de serviço para a segunda etapa das obras do binário da Avenida Santos Dumont.
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– Com esse investimento, faremos o primeiro viaduto de Criciúma – anunciou o prefeito Clésio Salvaro (PSDB). De fato, quem hoje fica trancado em uma rótula no encontro da Desembargador Pedro Silva com a Imigrantes Poloneses, Santos Dumont e Rodovia Luiz Rosso contará com um elevado que fará o trânsito fluir em todos os sentidos, sem paradas.
– É obra integrante do binário da Santos Dumont, uma obra extraordinária que vai melhorar o trânsito daquela região e de toda a cidade – detalhou Salvaro. O investimento, de R$ 16,6 milhões, sai do papel nos próximos dias e compõe uma das muitas intervenções previstas no Fonplata 1, uma captação internacional de 17,2 milhões de dólares que a prefeitura de Criciúma fez.

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Caminho livre sob a Luiz Rosso
Nessa mesma etapa, além do viaduto, será construída uma trincheira sob a Rodovia Luiz Rosso, que ligará as ruas Carlos Pinto Sampaio e Fioravante Benedet, uma das alças do binário em construção. A primeira etapa já avança, e bem adiantada, pela Avenida Santos Dumont, que será a outra alça do sistema que descongestionará a região.
– Essas obras são um divisor de águas, representando mais infraestrutura, mais mobilidade, logística melhorada e valorização dos imóveis, além de incremento do comércio – projetou Salvaro. De fato, a Santos Dumont reúne um forte cinturão comercial que se via impactado por uma avenida antiquada, acanhada e esburacada, além de mal iluminada e carente de espaços para estacionar. Se os empreendedores da região perderão os dois fluxos (pela atual avenida passará o trânsito em um sentido, do Norte para o Sul de Criciúma), eles ganharão espaço, estrutura, vias mais largas, trânsito organizado e, claro, o natural embelezamento da região.

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Um ano e meio de obras no viaduto
A previsão é de 18 meses de obras na implantação do viaduto, com grande impacto no trânsito local, que sofrerá ao menos 1 ano com ajustes e desvios para a operação do canteiro de obras. Além de não parar mais para sair da cidade pela Desembargador Pedro Silva em direção à Luiz Rosso (que é o acesso Centro de Criciúma à BR-101) os condutores terão fluxo constante no sentido Norte-Sul pela Imigrantes Poloneses em direção à Santos Dumont e farão o fluxo oposto pela Carlos Sampaio, usando a trincheira também anunciada nesta fase da obra, passando sob a Luiz Rosso fazendo o sentido Sul-Norte, do bairro São Luiz em direção ao bairro Próspera.
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– Essas obras todas possibilitarão a passagem de veículos sem intervenções, o que irá facilitar os acessos e permitir novos trechos de desenvolvimento naquela região – destacou o secretário municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Tita Belloli.
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