O porto de Imbituba vai registrar um salto de 50% na movimentação de cargas assim que for concluída a pavimentação da BR-285, entre Timbé do Sul e a divisa com o Rio Grande do Sul. Claro que, para se concretizar plenamente, a projeção otimista dependerá, ainda, dos 8 quilômetros que ainda estão no chão batido no trecho gaúcho, mas essa obra está perto de começar.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Mas grande parcela do otimismo vem do avanço nas intervenções no trecho catarinense da rodovia. – Não há dúvida que a Serra da Rocinha é fundamental para nós. Esse incremento de 50% sobre o movimento atual vai ser possível com a chegada de mais caminhões aqui em Imbituba – projeta o diretor da SC Par Porto de Imbituba, Fábio Riera.

A movimentação atual pelo terminal portuário de Imbituba é de 6 milhões de toneladas de cargas ao ano, devendo ter incremento de mais 3 milhões com a conclusão da rodovia. É que ela permitirá que a produção agrícola do noroeste, norte e nordeste do Rio Grande do Sul sejam escoadas para exportação por Imbituba, mais perto que a opção atual, o porto de Rio Grande, no extremo Sul gaúcho.

Esse otimismo remete, porém, à demora na conclusão das obras da BR-285 no lado de Santa Catarina, onde são 21,8 quilômetros, dos quais quase 21 quilômetros de pavimentação já estão executados. Faltam pouco mais de 800 metros de pista mas restam, ainda, as encostas, que demandarão tempo e dinheiro. A obra parou há mais de um mês e na falta de garantia de recursos para sequência dos trabalhos neste ano pelo Ministério da Infraestrutura, o Governo do Estado de Santa Catarina adicionou R$ 15 milhões para a BR-285 no projeto encaminhado à Assembleia Legislativa (Alesc) nesta semana. Este valor equivale a pouco menos da metade do necessário para a conclusão dos trabalhos. A empresa contratada estima que o trecho a ser executado exigirá pelo menos 9 meses de frente de obras.

Continua depois da publicidade

Navios maiores poderão ser recebidos

A semana foi de premiação para os portos brasileiros. Na última quarta-feira (1) a Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários entregou o prêmio Portos + Brasil e Imbituba ficou em terceiro lugar, entre os portos públicos, nas categorias Execução de Investimentos Planejados e desempenho no Brasil. 

A direção do porto vê possibilidades de crescimento que vão além do maior fluxo de cargas com o investimento na BR-285. – Esse ano sai o edital de recuperação do cais 3, daí vamos ampliar o berço para atracar embarcações de até 271 metros, ampliando a profundidade do calado em mais 13,5 metros – revela Riera. 

O porto de Imbituba bateu seu recorde histórico de movimentação de cargas no primeiro semestre de 2021 e já começou o segundo semestre em alta, com 717 mil toneladas recebidas e despachadas em julho, o que equivale ao melhor mês na série. – Com esse investimento no aprofundamento do calado, receberemos navios maiores e, com isso, mais cargas – completa o diretor.

Leia também:

> Secretário de Saúde prevê volta do público aos estádios em outubro

Continua depois da publicidade

> SC tem risco de temporais de granizo no fim de semana

> Feriadão de 7 de setembro em SC será “esquenta” para o verão