Entre os 60 times das três principais divisões do Campeonato Brasileiro, nenhum tomou menos gols que o Criciúma até agora. O Tigre só sofreu um em seis partidas. E mais: o Criciúma tem na Série C o mesmo aproveitamento que o Bragantino, líder na Série A, e o Náutico, primeiro na B: 77,8%. Somente Athletico Paranaense (na A) e Coritiba (na B, 79,2%) têm melhores desempenhos que o Tigre até aqui no Brasileiro.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Prova que o Criciúma tem sido convincente em sua arrancada, dando a volta por cima depois do vexame no rebaixamento no Campeonato Catarinense? – Convencer? O convencer é somar 3 pontos – defende o técnico Paulo Baier, depois de alcançar mais uma vitória no comando do Tigre. Foi na tarde deste domingo (4), com o Criciúma marcando 2 a 0 no Paraná, no Heriberto Hülse.

Baier já tem oito jogos no comando do Tigre. São quatro vitórias e quatro empates. Na Série C, chegou a 14 pontos. É líder absoluto do Grupo B. Uma campanha irretocável, que já vai encaminhando o Criciúma à próxima fase. – Temos um ambiente muito saudável – elogia.

> O Criciúma no caminho da volta por cima

Continua depois da publicidade

Antes colega, agora técnico

Quando as coisas vão dando certo, os gols aparecem. Até com estreante. Foi o caso do atacante Marcão, ex-Figueirense, que entrou em campo pelo Tigre aos 34 minutos do segundo tempo. O jogo estava 1 a 0 e o Paraná construía uma pressão perigosa. Eis que, aos 49, a bola veio para a área e Marcão se antecipou ao zagueiro, se atirou e mandou para a rede: 2 a 0. O abraço mais afetuoso, na comemoração, foi em Paulo Baier.

Curiosamente, os dois jogaram juntos. Foi em 2012, no Athletico. Em Curitiba, ganharam do Tigre por 1 a 0 pela Série B, gol de Marcão. Em Criciúma, a dupla Baier e Marcão estava em campo pelo time de Curitiba num 0 a 0 que fez o Tigre, pela última vez, subir para a Série A. – Verdade. Jogamos juntos, tivemos aquele acesso com o Athletico. Ganhamos um título na pré-temporada, ele me pifava todo jogo – lembra o atacante. – Agora ele é meu técnico e a relação de respeito segue sendo a mesma – afirma.

Marcão estreou fazendo gol pelo Criciúma
Marcão estreou fazendo gol pelo Criciúma (Foto: Celso da Luz / Criciúma EC)

A fase é tão boa que o Criciúma já abriu 7 pontos em relação ao quinto colocado, o Mirassol, que é o primeiro time fora da zona de classificação. Mas há dificuldades pelo caminho. Na próxima segunda-feira (12), o Criciúma visita o Botafogo em Ribeirão Preto. Depois, no dia 17, encara o Mirassol, também fora de casa. – O Criciúma não vai vencer sempre. Daqui a pouco perde, e todo mundo tem que ter calma – adverte Paulo Baier. – Temos uma sequência muito difícil, muito pesada nas próximas duas semanas. Tem jogos muito difíceis com a Copa do Brasil no meio – aponta.

“Resgatamos o Criciúma”

Para Paulo Baier, “1 a 0 era goleada” contra o Paraná, para salientar a importância da vitória. – Nosso time está de parabéns, o nosso presidente também, por tomar algumas atitudes sensacionais. Estamos muito felizes – sublinha o técnico. – O torcedor está em êxtase, resgatamos o Criciúma, que estava largado e sem confiança – frisa. 

Continua depois da publicidade

Baier no Criciúma: 8 jogos, 4 vitórias e 4 empates
Baier no Criciúma: 8 jogos, 4 vitórias e 4 empates (Foto: Celso da Luz / Criciúma EC)

– Se alguém falar mal do Criciúma, é por não gostar mais do Criciúma. Claro que tem altos e baixos, mas é de impressionar o quanto mudamos de atitude – emenda o técnico do Criciúma.

Leia também:

> Luiz Paulo e o gol da liderança do Tigre e do carinho à filha Lohany

> Tigre terceiro na C, invicto com Baier e de olho na Copa do Brasil

> Eliminar o Fluminense valerá orçamento no azul para o Tigre