Empossado recentemente na presidência da seção catarinense da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB), o empresário Claiton Pacheco Galdino está ciceroneando o cônsul-geral dos Estados Unidos em Porto Alegre, que viaja por Santa Catarina. Shane Christensen assumiu a função há um ano e meio e, por conta da pandemia de Covid-19, ainda não havia percorrido o estado, que está sob sua jurisdição diplomática junto com o Rio Grande do Sul.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Christensen já passou por Joinville e Florianópolis e nesta quarta-feira (23) visitou Criciúma. O presidente da ADVB estava à vontade. Afinal, Claiton Pacheco é criciumense e fez parte do governo do prefeito Clésio Salvaro (PSDB) entre 2019 e 2020, como diretor de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação do município.

O cônsul e o presidente da ADVB sentaram à mesa com o prefeito, o vice Ricardo Fabris (PSD) e o vereador Nícola Matins (PSDB) na manhã desta quarta. No bate papo, no Paço Municipal Marcos Rovaris, pedidos. Criciúma quer atrair empresas. – A certa altura, papo foi, papo veio, surgiu uma ideia – anunciou o vereador Nícola. – Quem sabe o cônsul não ajuda Criciúma a ter uma cidade-irmã nos Estados Unidos – emendou. A sugestão foi tão bem acatada que a assessoria de Christensen já está empenhada em achar uma cidade que aceite o intercâmbio com os criciumenses.

Salvaro e o presidente da ADVB/SC com o cônsul americano
Salvaro e o presidente da ADVB/SC com o cônsul americano (Foto: Jhulian Pereira / Decom)

> Dólar cai e fecha no menor valor em dois anos: R$ 4,84

Continua depois da publicidade

Salvaro gostou da ideia. – Gostou. O prefeito já imagina a ideia de um intercâmbio cultural, estudantil e também de troca de tecnologias, de aperfeiçoamento de mão de obra e até para atração de investimentos – especulou o vereador, que é líder do governo na Câmara Municipal. – Já nos sugeriram informalmente uma cidade, Pittsburg, tem 300 mil habitantes, pouco mais que Criciúma, que tem 220 mil, e um perfil parecido – comentou o vereador.

– Foi uma visita muito produtiva – apontou Pacheco. O presidente da ADVB levará o cônsul para roteiros no Vale do Itajaí, no Oeste e na Serra. E o prefeito, para sublinhar a satisfação com a visita ilustre e com as perspectivas que possam estar se abrindo, fez o gesto que ele reserva para alguns: um passeio de carro elétrico por um dos parques da cidade. Por ser onde está o Paço Municipal, ficou fácil levar Christensen para um giro pelo Parque Centenário Altair Guidi. Há poucas semanas, Salvaro de posse do volante fez o mesmo, mas no Parque dos Imigrantes, no distrito do Rio Maina, levando de carona o ministro Marcelo Queiroga, da Saúde.

Leia também:

> Pai desabafa após racismo em Criciúma: “minha filha não é macaca”

> Nos buracos da SC-449, a brincadeira com o “suposto míssil russo”

> Batendo os 100 mil carros, Criciúma precisa discutir trânsito