Com os 2 a 1 da noite desta segunda-feira sobre o São José de Porto Alegre (9), o Criciúma voltou ao G-4 do Grupo B da Série C. Está com 20 pontos, em quarto lugar, e manteve uma marca que destaca o Tigre: é o único time entre as três principais divisões do Campeonato Brasileiro com 100% de aproveitamento em casa.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Nos 6 jogos no Heriberto Hülse, foram 6 vitórias. É o desempenho em seu estádio que está fazendo o Criciúma se manter na luta por classificação. Ainda na Série C, há outros oito times invictos em casa, mas nenhum com 100%. Ypiranga, Manaus, Novorizontino, Tombense, Volta Redonda, Ferroviário, São José e Figueirense são as outras equipes ainda não derrotadas em seus redutos.

Nas demais divisões, os invictos em casa são Fortaleza e Bragantino, na Série A, Coritiba e CRB, na Série B, mas nenhum deles com 100% dos pontos.

Criciúma é o único que ganhou todas em casa nas séries A, B e C
Criciúma é o único que ganhou todas em casa nas séries A, B e C (Foto: Celso da Luz / Criciúma EC)

Fora, o terceiro pior

Em contrapartida, fora de casa o Criciúma é o terceiro pior nas três principais divisões. Fez 2 pontos, só superando dois concorrentes da mesma chave: Oeste, com 1, e o São José, que ainda não fez pontos longe de Porto Alegre. 

Continua depois da publicidade

> Vacina: segunda dose não procurada vai virar primeira dose em Criciúma

Na Série B o pior é o Brasil de Pelotas, com 3 pontos, e na Série A a Chapecoense, o Juventude o Grêmio, 3 pontos.

A vitória do Tigre

As seis vitórias conquistadas pelo Criciúma no Heriberto Hülse foram, na sua maioria por 1 gol de diferença. Fez 1 a 0 no Ituano, Novorizontino e Figueirense e 2 a 1 no Ypiranga e São José. A exceção veio nos 2 a 0 anotados no Paraná.

– Foi um jogo difícil. A gente já sabia que seria complicado, o São José vinha de uma vitória. É um time que joga muito com a bola no pé, não dá chutão, a gente teve dificuldades – analisou o técnico Paulo Baier, depois do resultado positivo desta segunda. – Nosso time foi guerreiro, a atitude voltou. Tivemos um pouco de soberba nos últimos jogos, o espírito era aquele dos jogos com Fluminense e Figueirense em casa – afirmou.

O atacante Silvinho foi o destaque, marcando os gols do Criciúma. O goleiro Roberto, que substituiu o titular Gustavo, que cumpria suspensão, falhou no gol do São José, mas depois se recuperou com importantes defesas. – Ele tem essa noção que ele falhou, foi encaixar a bola, daí desviou. Era uma bola segura para o nível dele, mas voltou normal no segundo tempo e nos ajudou muito. Essa vitória vai muito para ele também – destacou Baier.

Continua depois da publicidade

“A prioridade era ganhar o jogo”, diz Paulo Baier (Foto: Celso da Luz / Criciúma EC)

> Inquérito apura caso de PMs que agrediram homens em abordagem

O Criciúma volta a campo sexta-feira (13) e a promessa é de dificuldades. Enfrentará o líder Ypiranga, em Erechim, às 20h.

Leia também:

> Distritão e voto impresso: o que está em jogo na reforma política

> Fiocruz alerta para gravidade da síndrome respiratória em SC

> Réplica da Torre de Pisa será construída em cidade de SC