O Criciúma vai encarar uma inédita e amarga missão em 2022: disputar a Série B do Campeonato Catarinense. E o Tigre passou a conhecer oficialmente, neste domingo (12), sete dos nove rivais que terá pela frente na competição. É que foi realizada a última rodada da primeira fase da atual Segundona Catarinense.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

E o Criciúma não será o único do Sul na competição da próxima temporada. É que o Atlético Tubarão, que lutava contra o rebaixamento, conseguiu escapar. Em casa, venceu o Guarani de Palhoça por 1 a 0 e assegurou a permanência.

Outro que também ficou na Série B foi o Internacional. Em Lages, no estádio Vidal Ramos Júnior, escapou do risco de cair ao bater o Carlos Renaux, de Brusque, por 2 a 0. O Carlos Renaux é mais um que estará no caminho do Tigre no ano que vem.

Inter de Lages venceu o Carlos Renaux neste domingo, em casa
Inter de Lages venceu o Carlos Renaux neste domingo, em casa (Foto: Giullio Rotemel / CA Carlos Renaux / Divulgação)

O Caçador bateu o rebaixado Fluminense de Joinville por 3 a 0, em casa, mas não conseguiu o objetivo. Vai para a Série C. A rodada final teve, ainda, o Camboriú garantindo o primeiro lugar ao derrotar o Atlético Catarinense de São José, 3 a 1, e o Barra ficou mesmo na segunda posição com o 0 a 0 em casa diante do Nação, de Canoinhas. 

Continua depois da publicidade

Série A 2022 – Os participantes:
Avaí
Chapecoense
Brusque
Marcílio Dias
Figueirense
Joinville
Próspera
Juventus
Concórdia
Hercílio Luz
Camboriú
Barra

Camboriú e Barra, já promovidos à Série A (nas vagas dos rebaixados Criciúma e Metropolitano), decidirão o título da Série B em dois confrontos, quarta-feira em Itajaí e domingo em Camboriú. Esses jogos já contarão com presença de público, dentro da normativa que está sendo definida pelo Governo do Estado.

Série B 2022 – Os garantidos:
Criciúma
Metropolitano
Nação, de Canoinhas
Carlos Renaux, de Brusque
Guarani, de Palhoça
Atlético Tubarão
Internacional, de Lages
Atlético Catarinense, de São José
Campeão da Série C
Vice-campeão da Série C

Dois do Sul na briga da Série C

Ainda restam duas vagas na Série B estadual do ano que vem. Elas serão conhecidas na Série C, que começa no próximo dia 25 com Blumenau x Caravaggio, em Indaial. No domingo, 26, jogam Navegantes x Jaraguá, Pedra Branca (Palhoça) x Porto (de Porto União) e Batistense (de São João Batista) x Itajaí.

Caravaggio, campeão estadual amador em 2019, vai estrear no Catarinense
Caravaggio, campeão estadual amador em 2019, vai estrear no Catarinense (Foto: Caravaggio FC / Divulgação)

O Imbituba, que folga na primeira rodada, e o estreante Caravaggio, recém saído do futebol amador, que é de Nova Veneza, são os dois representantes do Sul nessa briga para tentar rivalizar com o Criciúma em 2022.

> O estádio que quase foi à venda volta a receber o Campeonato Catarinense

Série B vai ser no primeiro semestre

Uma novidade sobre a Série B do ano que vem, atendendo a um interesse do Criciúma, é sobre o calendário. Depois de muitas articulações do clube nos bastidores, a Federação Catarinense de Futebol (FCF) já consentiu e comunicou aos demais clubes que, ao contrário do que vinha ocorrendo até então, a Segundona do ano que vem será no primeiro semestre. O próprio presidente da FCF, Rubens Angelotti, já anunciou que levará essa mudança ao Conselho Técnico da Série B, e que não crê em dificuldades para a aprovação pelos demais clubes.

Continua depois da publicidade

Angelotti aceita sugestão do Criciúma e a Série B muda de data
Angelotti aceita sugestão do Criciúma e a Série B muda de data (Foto: Patrick Rodrigues)

Assim, atenderá o calendário do Tigre, que ficaria vago já que, ausente da Série A estadual, o Criciúma só terá competição em maio, com o Campeonato Brasileiro (na Série B ou C) e, no máximo, a Copa do Brasil, na qual o Tigre ainda não está garantido.

Leia também:

> Justiça manda SC apagar informação sobre vacina das redes

> Figueirense agressivo consegue a virada e mantém esperanças

> SC define normas para volta das torcidas aos estádios