Até a última semana, Concórdia seria a sede dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, marcados para ocorrer de 2 a 5 de dezembro. – Mas eles alegaram problemas logísticos e a Fesporte perguntou se poderíamos assumir. Topamos – anuncia o presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma, Neto Uggioni. Com isso, Criciúma receberá a 33ª edição do evento, que reunirá cerca de mil atletas representando mais de 50 municípios.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
– Na verdade, foi uma grande surpresa. O pessoal de Concórdia alegou falta de vagas na rede hoteleira, algumas outras limitações. Quando o presidente Kelvin Soares da Fesporte nos procurou, falei com o prefeito Clésio Salvaro e recebemos o aval – relata Uggioni.

No último sábado (20), durante a abertura dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC) em São José, o presidente da FME de Criciúma recebeu o aceno decisivo do governador Carlos Moisés. – O Estado está dando todo o apoio para garantirmos a acolhida e a estrutura para os participantes – destaca.
Criciúma quer os JASC em 2024
Criciúma já havia lançado a candidatura para receber os Joguinhos em 2022, por isso o convite da Fesporte. E a realização do evento entusiasma a cidade para outra empreitada: voltar a sediar os Jogos Abertos de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
– Vamos tentar sim, para 2024 – antecipa o presidente da FME. – O prefeito tem apoiado, dado liberdade. Os JASC são de alto nível, mas temos sim esse sonho para 2024. Criciúma recebeu os JASC pela última vez em 2011 e foi uma grande festa na cidade. É uma grande ideia na qual estamos trabalhando sim – detalha.
Criciúma já sediou três vezes os JASC: 1974, 1987 e 2011.

> SC tem a menor taxa de abstenção do Enem no Sul do país
Joguinhos vão aquecer o comércio
Enquanto isso, a rede hoteleira e gastronômica já se anima com a notícia da realização dos Joguinhos em Criciúma. – Estão todos felizes. Temos leitos suficientes nos hoteis para hospedar esses quase mil visitantes, e temos restaurantes suficientes também para acolher a todos – observa o presidente da FME.
Uggioni lembra que a Fesporte modificou a logística de hospedagem. Até antes da pandemia de Covid-19, escolas eram utilizadas para alojar as delegações. – Isso não é mais permitido. Todos devem ser colocados em hoteis, e assim será feito – detalha. – E como Criciúma está investindo cada vez mais no turismo, essa é uma boa oportunidade – complementa.
Continua depois da publicidade
> Semana será de calorão e risco de temporais em Santa Catarina
Em busca dos locais
Mesmo com o pouco tempo para organizar os Joguinhos – as delegações já vão chegar na semana que vem na cidade – a organização não prevê dificuldades com os locais de competições.
– Temos vários ginásios, os jogos de futebol serão no CT do Criciúma e buscaremos os estádios do Próspera e do Metropol também, temos totais condições de realizar as disputas – afirma Uggioni. – Não teremos disputas individuais, apenas esportes coletivos, e isso facilita – finaliza.
Criciúma está, com outras dezenas de municípios catarinenses, envolvida nos próximos dias nas disputas da edição 2021 dos JASC.

Leia também:
> Análise: aumentos salariais escancaram a força do lobby
Continua depois da publicidade
> Banda de torcida participa de sepultamento de torcedor em Criciúma
> Atropelamento com morte levanta debate sobre faixas de pedestres em Criciúma