No mundo do futebol, “mala branca” é o termo para designar o incentivo financeiro para que determinado time vença uma partida. Afinal, esse resultado interessa ao responsável pelo envio do tal dinheiro que, geralmente, vem em boa hora. No próximo fim de semana, “malas brancas” deverão cruzar o Brasil e o Criciúma estará envolvido nessa.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

É que dois times estão na briga pela última vaga do Grupo C da segunda fase da Série C para subir à Série B do Campeonato Brasileiro de 2022. Entre eles, o Tigre. – Vai ser mala de todo o lado – brincou o presidente Anselmo Freitas, quando questionado sobre o assunto.

Acontece que, no Grupo C, os dois jogos estão relacionados no próximo sábado (6), a partir das 17h. Com o empate deste domingo (31), 0 a 0 no Heriberto Hülse com o Ituano, o time de São Paulo garantiu o acesso à Série B. O Criciúma perdeu o segundo lugar para o Botafogo da Paraíba, que derrotou o Paysandu por 1 a 0 em João Pessoa.

Com esses resultados, o Ituano com 10 pontos persegue agora a vaga na decisão da Série C. Ele pode ser ultrapassado pelo Botafogo, que chegou a 8 pontos e será o seu adversário no sábado, em Itu. O Criciúma, com 6 pontos, precisará ganhar do eliminado Paysandu em Belém e torcer para o Ituano não perder. Se isso ocorrer, o Tigre retoma o segundo lugar do Botafogo e garante a volta para a Série B.

Continua depois da publicidade

Série C, Grupo C
1 – Ituano, 10 pontos (classificado)
2 – Botafogo, 8 pontos
3 – Criciúma, 6 pontos
4 – Paysandu, 2 pontos

O que o Tigre precisa
– vencer o Paysandu
– torcer por empate ou derrota do Botafogo

Questionado sobre o envio de um possível incentivo financeiro ao Ituano, o presidente do Criciúma não descartou. – O que pudermos fazer, vamos fazer. A diretoria vai fazer o que for possível para o Criciúma subir – apontou. Ele compreende que o Paysandu, que está com 2 pontos e não tem mais chances de alcançar o acesso, receberá apoio do Botafogo para o Criciúma não ganhar. – E isso é legítimo. Temos que conversar com os demais diretores aqui para ver o que faremos – completou.

Tigre se complicou com o 0 a 0 deste domingo em casa
Tigre se complicou com o 0 a 0 deste domingo em casa (Foto: Celso da Luz / Criciúma EC)

> Serra do Rio do Rastro deve ganhar bondinho e shopping

Volta por cima e saída do presidente

A partida de sábado em Belém será a última do Criciúma em 2021. O jogo encerra a temporada do inédito rebaixamento do Criciúma em um Campeonato Catarinense. O Tigre jogará a Série B estadual em 2022. – E vai jogar de cabeça erguida, com todo o orgulho, e vai para vencer – garantiu o presidente.

Anselmo Freitas pontuou que, mesmo com a grave crise no Estadual, a boa campanha realizada na Copa do Brasil, quando o Tigre foi eliminado nas oitavas de final pelo Fluminense, permitiu ao clube uma recomposição dos cofres. – Com essa arrecadação, fechamos o ano no azul, o Criciúma não tem dívidas, está com tudo em dia nas finanças – comemorou o dirigente.

Continua depois da publicidade

O presidente está encerrando, em dezembro, um mandato-tampão de 1 ano para completar a gestão do antecessor Jaime Dal Farra, que renunciou no fim do ano passado. Nas próximas semanas, o Conselho Deliberativo vai agilizar a nova eleição presidencial e Anselmo Freitas não deverá buscar novo mandato. 

> Petrobras deve ter novo reajuste nos combustíveis em 20 dias

– Eu nunca deixei o Criciúma, faz muitos anos que participo. Vamos fazer uma transição, diferente do ano passado, que foi muito difícil. Pegamos um clube esfacelado, sem atletas. Eu realmente não tenho condições de dar continuidade a todo esse processo de gestão no Criciúma, exige muito tempo. Eu tenho as nossas empresas e é muito difícil para mim – justificou, antecipando a decisão de saída.

> Mistério envolve morte após abordagem policial em Orleans, no Sul de SC

Melhor público de SC

Mesmo com as limitações ainda impostas pela pandemia de Covid-19, o Criciúma encerrou a temporada de jogos em casa em boa relação com a torcida. Registrou neste domingo, contra o Ituano, o melhor público na volta das torcidas aos estádios catarinenses. O borderô acusou 6.577 torcedores, embora o visual apontasse para uma presença maior no estádio Heriberto Hülse.

Criciúma recebeu bom público neste domingo no Heriberto Hülse
Criciúma recebeu bom público neste domingo no Heriberto Hülse (Foto: Celso da Luz / Criciúma EC)

Leia também:

> “O governo federal está devendo muito para SC”, diz Dário Berger

Continua depois da publicidade

> Identificado o homem que morreu durante trilha em SC

> INSS pode ter benefício a órfãos e sequelados da Covid