Vai ter novato no Campeonato Catarinense de 2023. O Atlético Catarinense, com pouco mais de dois anos de existência profissional, garantiu o inédito acesso à elite do futebol estadual na tarde deste sábado (27), ao vencer o Internacional de Lages por 2 a 1 no estádio Renato Silveira, em Palhoça.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Representante de São José, o clube manda suas partidas em Palhoça já que seu estádio, o Ênio Amantino da Silva, não tem as condições exigidas. A estreia profissional do clube foi em 2020, e já com título: campeão da Série C. Na estreia na B, em 2021, terminou em oitavo lugar e mandou suas partidas no Orlando Scarpelli, em Florianópolis.
Nesta temporada, fez campanha irregular, garantindo a vaga na segunda fase e escapando do rebaixamento na última rodada da primeira etapa. Depois, eliminou o favorito Metropolitano e, no cruzamento com o Inter, encaminhou o acesso ao buscar um 0 a 0 no confronto de ida, em Lages, decidindo a parada em Palhoça.

Catarinense 2023 definido
O Atlético Catarinense é o décimo segundo e último confirmado na elite para o ano que vem. O Criciúma havia garantido seu retorno na última quarta-feira (24) ao vencer o Nação de Joinville por 3 a 1. O Tigre e o Atlético substituem Próspera (também de Criciúma) e Juventus (de Jaraguá do Sul) rebaixados nesta temporada.
Continua depois da publicidade
Agora, Criciúma e Atlético partirão para dois confrontos que valerão o título: no dia 11 em Palhoça e no dia 24 no Heriberto Hülse, em Criciúma. O acordo das datas para a definição do título ocorreu neste sábado e foi mediado pela Federação Catarinense de Futebol (FCF). Havia um risco de as finais não serem realizadas neste ano por questões de calendário.
O Criciúma concilia a campanha do acesso no Catarinense com a participação na Série B do Brasileiro. Tanto que o jogo de ida da final contra o Atlético Catarinense (11/9) será três dias depois de enfrentar o Bahia em casa (8/9) e a partida de volta da final estadual (21/9) vai ocorrer quatro dias após o jogo em São Luís contra o Sampaio Corrêa (17/9) e quatro dias antes de receber a Chapecoense (25/9) pelo Brasileiro.

Leia também:
> Desigualdade racial no futebol: Série A só tem um técnico negro
> “Declínio brusco de temperatura”, alerta Defesa Civil de SC