Uma criança de 3 anos morreu nesta terça-feira (25) em Içara, no Sul de Santa Catarina. O teste de Covid-19 apresentou resultado positivo para a menina, que deu entrada no Hospital São Donato (HSD) com sérias complicações respiratórias e os médicos não conseguiram a reanimação. 

Continua depois da publicidade

O diretor técnico do HSD, Marcelo Vinhas, ponderou que, embora o teste com diagnóstico positivo, ainda não é possível afirmar que a criança morreu vítima da Covid. Caberá à Vigilância em Saúde do Estado oficializar a causa da morte da menina para efeitos de estatística.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Se o óbito for confirmado para Covid, Içara terá chegado à marca de 140 óbitos pela doença desde o início da pandemia. Até então, a paciente mais jovem a falecer por coronavírus na cidade foi uma de 25 anos, que morreu em 12 de abril de 2021. Confirmando-se a causa do óbito, será a primeira criança a morrer de Covid em Içara, cidade de 56 mil habitantes vizinha a Criciúma.

O HSD emitiu uma nota para detalhar o caso, que já foi comunicado às secretarias municipal e estadual de Saúde e à Vigilância em Saúde do Estado, além da prefeitura de Içara. 

Continua depois da publicidade

Na manhã desta terça-feira (25), por volta das 8h da manhã, foi confirmado o óbito de uma criança de 3 anos de idade no hospital. Infelizmente, após todas as manobras de ressuscitação, não foi possível reverter o quadro.
“A criança chegou no colo da mãe, imediatamente já começamos o atendimento, e foi observado que a criança já se encontrava em parada cardiorrespiratória, foram realizados todos os procedimentos de ressuscitação, e infelizmente após todas as manobras observou-se que o quadro tinha evoluído a óbito. Após a confirmação do óbito foi feito então o teste para Covid-19, que confirmou que a criança estava positiva para Covid-19, mas não se pode afirmar que essa foi a causa do óbito”, relatou o diretor técnico do Hospital São Donato, o Dr. Marcelo Brum Vinhas.
“A família nos relatou que a criança começou a apresentar piora na madrugada, e pela manhã a mãe levou a criança ao Hospital São Donato, já chegou no hospital com parada cardiorrespiratória, e infelizmente não conseguimos salvar este anjo”, lamentou a enfermeira Elida da Silva Claudino Zilli.
A equipe do hospital ficou muito abalada com o ocorrido e toda família São Donato presta condolências a esta família e esperamos que Deus conforte o coração de todos. Hospital São Donato, assessoria de imprensa.

A criança não tinha comorbidades e havia recebido atendimento hospitalar em outra instituição no último dia 22, por conta de sintomas gripais leves.

A mãe da criança fez uma postagem emocionada nas redes sociais, dizendo que “hoje Deus levou tudo o que eu tinha nessa vida, tudo de mais perfeito, minha razão de viver, de existir, meu sorriso. Descanse em paz, meu amor. Eu te amo”.

As vítimas entre crianças de 0 a 3 anos

Conforme os dados do portal Coronavírus do Governo do Estado, Santa Catarina já perdeu 5 crianças de 3 anos para a Covid-19. Em se confirmando a causa para esse caso de Içara, será o sexto óbito pela mesma razão desde o início da pandemia. 

De faixas etárias menores, o Estado já registrou 2 mortes de crianças de 2 anos, 3 de crianças de 1 ano e 21 de vítimas com 0 ano.

Continua depois da publicidade

No Sul, 50 mortes em três semanas

Vindo a confirmação da morte da criança de 3 anos de Içara por Covid, será o óbito de número 50 de contaminado pelo coronavírus na região desde 4 de janeiro.

Somente nesta terça-feira, houve ainda o óbito de uma mulher de 97 anos em Criciúma e de outra mulher, de 68 anos, em Orleans. As mortes por Covid no Sul catarinense de 4 a 25 de janeiro ocorreram em 19 municípios diferentes:

Tubarão – 12
Criciúma – 10
Laguna – 4
Içara – 3*
Araranguá – 3
Balneário Arroio do Silva – 2
Gravatal – 2
Imbituba – 2
Capivari de Baixo – 2
Passo de Torres – 1
Morro da Fumaça – 1
Jacinto Machado – 1
Sombrio – 1
Jaguaruna – 1
Braço do Norte – 1
Turvo – 1
Praia Grande – 1
Forquilhinha – 1
Orleans – 1
*a confirmar oficialmente o caso da menina de 3 anos

Leia também:

> Após portaria da Saúde, SC vai alterar regras para afastamento do trabalho

> Frente fria vai mudar o tempo em SC nos próximos dias

> “Que Deus o perdoe”, diz filha após morte de Olavo de Carvalho