As últimas horas têm sido de lamentações para produtores rurais de ao menos dois municípios do extremo Sul de Santa Catarina. – Se foi o milho. Olha aí, Beto – contou, assustada, a agricultora Jadna Candeo, da comunidade de Molha Coco, em Timbé do Sul. Ela gravou o vídeo abaixo e encaminhou ao prefeito Roberto Biava para relacionar as perdas nas suas lavouras com o temporal de granizo registrado na tarde deste domingo (19).

Continua depois da publicidade

– Infelizmente esse forte temporal veio. Foi específico na localidade de Molha Coco, onde a lavoura de fumo e milho são grandes, ali deu perda total – confirmou o prefeito. A cidade vizinha de Morro Grande também teve problemas – Em Morro Grande essa mesma tempestade foi forte e destruiu lá também – destacou. Os temporais foram registrados, também, em outras regiões catarinenses neste domingo.

Granizo acumulado em propriedade rural de Morro Grande
Granizo acumulado em propriedade rural de Morro Grande (Foto: Defesa Civil / Divulgação)

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Os relatos e os vídeos confirmam o tamanho das pedras e os estragos que elas causaram no extremo Sul. O fenômeno, porém, foi isolado, restringindo-se à faixa que compreende Molha Coco e também a vizinha Nova Roma, em Morro Grande. – No restante do município, só chuvas intensas mas sem granizo – disse Biava.

> Acidente em Tubarão faz lembrar a importância dos trens para o Sul de SC

Continua depois da publicidade

As folhas de fumo destruídas depois do temporal em Timbé do Sul
As folhas de fumo destruídas depois do temporal em Timbé do Sul (Foto: Jadna Candeo / Divulgação)

Embora o tamanho dos estragos, o prefeito de Timbé do Sul descartou a possibilidade de decretar situação de emergência. – É que, mesmo com o tamanho dos problemas e das grandes perdas, elas ficaram restritas a uma parte das comunidades, teve caso de um vizinho com perda total e do outro sem danos – ponderou.

> Chegou a hora do sorteio: 49 mil bilhetes vendidos na Rifa da Fazendinha

Mas o estrago foi grande para os produtores que estavam de olho nos plantios para, em breve, colher os resultados. – Quem trabalha com fumo e milho, a destruição foi bem grande. Dificilmente recuperam algo para a safra desse ano. Probabilidade grande de safra totalmente perdida nas localidades desses produtores – referiu o prefeito. 

Telhado danificado pelo granizo em Nova Roma, interior de Morro Grande
Telhado danificado pelo granizo em Nova Roma, interior de Morro Grande (Foto: Defesa Civil / Divulgação)

– Eles passam tanto trabalho e, na hora da colheita, vem uma tormenta e leva tudo – completou.

Houve alguns registros isolados também em outros municípios do Sul de Santa Catarina. Na noite deste domingo, uma pancada de granizo foi notada em Balneário Gaivota.

Continua depois da publicidade

Pedras que caíram na noite deste domingo em Balneário Gaivota
Pedras que caíram na noite deste domingo em Balneário Gaivota (Foto: Divulgação)

As imagens abaixo foram gravadas na residência do vice-prefeito de Balneário Gaivota, Jonatã Coelho. As pedras eram menores que as registradas em Timbé do Sul e Morro Grande, mas também chamaram a atenção.

Leia também:

> Preso em SC um dos ladrões de banco mais conhecidos de SC

> Casal é flagrado fazendo sexo à luz do dia em praia de SC

> Vulcão capaz de causar tsunami no Brasil entra em erupção