O vento soprou com força nos últimos dias no sul de Santa Catarina. Ao subir a SC-390, pela Serra do Rio do Rastro, na noite de sábado (22) já foi possível perceber a força do vento na altura do mirante de Bom Jardim da Serra. 

Continua depois da publicidade

Receba as notícias de Santa Catarina no Whatsapp

Os estragos foram percebidos neste domingo (23) um pouco mais ao sul, entre os municípios de Santa Rosa do Sul e Jacinto Machado, na região de Araranguá.

Semana começa com massa de ar frio em SC

Em Santa Rosa do Sul, um pavilhão para uso por agricultores, que estava em construção pela prefeitura, veio abaixo. O telhado foi totalmente destruído pelo vento cuja velocidade foi de aproximadamente 108km/h. As telhas metálicas retorcidas no chão chamam a atenção. A prefeitura iniciou o conserto já nesta segunda.

Continua depois da publicidade

Associação dos Agricultores está em construção em Santa Rosa do Sul
Associação dos Agricultores está em construção em Santa Rosa do Sul (Foto: Divulgação)

Prejuízos para a bananicultura

Perto dali, em Jacinto Machado, muitos danos para a agricultura. Vários bananais foram ao chão, não resistindo ao vendaval. Os prejuízos ainda não estão calculados pelos bananicultores.

Os bananais não resistiram à força do vento em Jacinto Machado
Os bananais não resistiram à força do vento em Jacinto Machado (Foto: Divulgação)

Outro ponto da região onde o vento se aproximou dos 100km/h foi na Barragem do Rio São Bento, em Siderópolis, sem registro de estragos. Mesmo nas cidades maiores do sul a força do vento foi percebida, alcançando velocidades médias entre 50 e 70km/h. Conforme especialistas, o fenômeno foi justificado por um ciclone extratropical com origem na costa do Uruguai e no Rio Grande do Sul.

Leia também:

Preparem os casacos: SC deve ter frio recorde nesta semana

“Não conte comigo”: o recado de prefeito tucano para FHC

Creche de Saudades que sofreu ataque retoma aulas nesta segunda