Juntas, Criciúma e Içara reúnem cerca de 270 mil habitantes. São as duas maiores cidades da região carbonífera. Içara vai comemorar, em 30 de dezembro próximo, 60 anos de emancipação. Foi distrito de Criciúma até 1961.
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Hoje, as duas se confundem nos seus limites. Quem está no IFSC de Criciúma, no Bairro Vila Rica, atravessa a SC-443 e, do outro lado, encontra-se a empresa Colorminas, que fica em Içara, Pouco adiante está o Nações Shopping. Dentro dele, é Criciúma. Ao lado, está a Rua Agripina Freitas. Na calçada oposta, é Içara. Nos arredores, o populoso Bairro Presidente Vargas, que é içarense, separa-se do Imigrantes, em Criciúma, por poucos metros.
Essa conurbação toda ganhará uma marca registrada em forma de obra: a principal avenida de Criciúma terá uma extensão que dará origem à primeira avenida de Içara. – Será um grande presente de 60 anos para a nossa cidade – comemora a prefeita Dalvania Cardoso (PP). O entusiasmo dela resulta de uma reunião na tarde desta quinta-feira (5), em Florianópolis, com o governador Carlos Moisés.
No encontro, ficou definida a elaboração de um termo de cooperação para as obras de extensão da Avenida Centenário, de Criciúma, pelo caminho da SC-445, que corta Içara ao meio, em direção à BR-101. – É uma obra complexa. Não temos ainda previsão de custos, mas a prefeitura elaborará o projeto técnico e o Governo do Estado fará a obra. O governador disse que palavra dada é compromisso firmado, então a nossa avenida vai sair do papel – destaca a prefeita.
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A SC-445 é uma rodovia de pista simples, com asfalto que passou por recente revitalização e cercada por forte comércio e um conjunto de indústrias, além de movimento intenso constante, já que costeia o Centro de Içara, cidade de mais de 55 mil habitantes. A Centenário, em Criciúma tem três pistas em cada sentido, duas para tráfego diverso e uma para ônibus.
Nova avenida com quase 10 quilômetros
A Centenário, construída nos anos 70 em Criciúma, corta a cidade de Sul a Norte, tem 8 quilômetros e o extremo dela em direção a Içara é o terminal de ônibus do Bairro Próspera. Dali, há a Avenida Jorge Elias de Lucca que avança, passa o limite dos municípios e faz a conexão com a SC-445. – Com a SC-445 virando avenida, vamos até conseguir integrar o transporte coletivo das duas cidades – comenta Dalvania. O trecho da SC-445 em Içara até a BR tem 9,6 quilômetros.
Já houve uma mobilização nesse sentido. Em 2014, a prefeitura de Içara elaborou um levantamento, ao custo de R$ 1,4 milhão, e encaminhou ao Estado que, na ocasião, preparou um projeto. – Mas era um modelo caro, que dividia Içara, com 14 elevados e viadutos, era uma via para ligar Criciúma à BR-101, que repartia a nossa cidade. Agora a ideia é bem diferente – explica a prefeita. – Estamos propondo uma avenida semelhante à Centenário, com canteiro, corredor de ônibus, terá a sua ciclofaixa, espaços de convivência, vamos humanizar, harmonizar com o comércio, integrar as indústrias, oferecer mobilidade, criar aparelhos turísticos – antecipa.
O governador Carlos Moisés demonstrou conhecer a região. – Na conversa, ele lembrou que trabalhou nos bombeiros em Criciúma em 1991, e que já havia problemas de congestionamentos na rodovia, no Centro de Içara. Imagina agora – argumenta. Um fator que animou o governador foi o espaço no entorno da atual rodovia estadual, que não vai requerer grandes gastos com desapropriações. – As margens já estão reservadas, com recuos de 20 metros. No máximo precisaremos de uns dois ou três viadutos para fazer os acessos à área central e aos bairros – pondera Dalvania.
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As próximas etapas
O próximo passo é a aprovação de uma lei na Câmara de Içara autorizando a parceria com o Estado e a contratação do estudo técnico. – Acreditamos que será possível lançar a obra até o fim do ano – projeta a prefeita. – O aumento da capacidade dessa rodovia é muito importante para a região, ainda mais integrando com a cidade. Vai ser um cartão postal – garante o governador Moisés.
A SC-445 em Içara tem um tráfego médio superior a 20,6 mil veículos por dia. Depois da obra, será discutida a possibilidade de municipalização do trecho. O encontro foi intermediado pelo deputado estadual José Milton Scheffer (PP), líder do governo Moisés na Alesc, e contou com a participação do secretário de Estado da Infraestrutura, Thiago Vieira, do chefe da Casa Civil, Eron Giordani, e de lideranças de Içara.
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