Ele era de Goiás. Tinha 56 anos. Estava visitando a região e tirou a manhã deste domingo (14) para uma pedalada Serra do Rio do Rastro acima. Mas não voltou de lá. A morte de um ciclista que tentava, com sua bike, subir a SC-390 entre Lauro Müller, no Sul catarinense, e Bom Jardim da Serra marcou o feriadão na região.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
O local é utilizado por muitos que curtem os pedais e conseguem ter um preparo físico a mais para percorrer as mais de 200 curvas do caminho, que faz subir faz de mil metros em cerca de 20 quilômetros encosta acima. Mas está longe de ser um desafio fácil. E, infelizmente, não foi vencido pelo ciclista goiano.
A certa altura da subida, ele sofreu um mau súbito. Passou mal e caiu da bicicleta. De pronto, quem por ali estava acionou o Samu que, por sua vez, já calculando a dificuldade de atendimento da ocorrência, acionou o Sarasul, que é o serviço aeromédico que serve a região. Não demorou para o deslocamento do helicóptero até o local da ocorrência.

Ao notar a dificuldade do acesso, a equipe de socorro fez o piloto sobrevoar um ponto próximo à mureta de proteção lateral da rodovia para descer e prestar o atendimento. Em vão. Foram 30 minutos, conforme os protocolos, tentando reanimar o ciclista, sem sucesso. Ele faleceu ali, na pista, ao lado da sua bike, tentando alcançar com os pedais o bonito espetáculo que proporciona o mirante no alto da Serra. O Sarasul confirmou o diagnóstico de parada cardiorrespiratória como causa da morte.
Continua depois da publicidade
Leia também:
> Bombinhas volta a cobrar taxa ambiental para entrar na cidade
> Motociclista é flagrada com placa escrita à mão na BR-280, em SC
> Da Escócia, o recado de Moisés que retumba no Sul catarinense