Com 18 mil habitantes, Morro da Fumaça (cidade vizinha a Criciúma) tem cerca de 200 vagas abertas e não há profissionais para ocupar esses espaços no mercado de trabalho. Essa dificuldade foi uma das principais pautas da visita que o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon, fez à cidade nesta segunda-feira (20).
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
– Estamos crescendo – destacou o secretário, que conheceu as áreas industriais que Morro da Fumaça está estruturando. Buligon elencou indicadores atuais da economia catarinense para motivar os empresários e lideranças do município que estiveram assistindo a palestra “Um cenário otimista sobre o futuro”, que o secretário apresentou.
Para atenuar a questão da mão de obra, Buligon participou da formatura de cerca de 100 alunos que concluíram cursos da Escola Móvel do Senai. E o secretário reforçou as ações adotadas pelo Estado para instalar um clima de otimismo econômico em Santa Catarina. – O que o Estado fez para chegarmos nesse momento de otimismo? Mantivemos o Estado aberto, os municípios trabalhando mesmo na pandemia, não fechar os municípios. Mantendo o crédito para as empresas, protegendo o emprego, os microempreendedores que respondem por 48% do emprego formal de Santa Catarina – destacou Buligon.
> Secretário da Educação quer Bolsa Estudante ainda este ano
Continua depois da publicidade
O vice-prefeito de Morro da Fumaça contou ao secretário Buligon as áreas que estão carentes de mão de obra no município. – São as empresas de confecção, as facções, as metalúrgicas e as empresas do setor plástico – referiu Eduardo Guollo (PP). – Fizemos o levantamento dessas carências e repassamos ao Senai, para reforçar os cursos nesses segmentos – detalhou. – Precisamos capacitar mais pessoas, e logo – completou.
Mercado Livre na cidade
A empresa de comércio eletrônico Mercado Livre está instalando uma central de distribuição regional em Morro da Fumaça. O anúncio do investimento foi feito na semana passada e começou a se tornar realidade nesta segunda-feira.
– Sim, o Mercado Livre alugou um pavilhão aqui em Morro da Fumaça e está montando a sua estrutura. Até o fim do mês eles devem começar efetivamente a operação – contou o vice-prefeito. A prefeitura de Morro da Fumaça colaborou, realizando melhorias no acesso ao entorno do espaço físico escolhido pelo Mercado Livre na cidade. – Eles fizeram tratativas diretas com o proprietário do pavilhão, não solicitaram qualquer contrapartida ao município – detalhou Guollo. O Mercado Livre já gerou 30 empregos em Morro da Fumaça e pode chegar a 100 contratações.
Essa unidade é uma das que a empresa abrirá no Sul do Brasil para complementar a atuação da grande central de distribuição instalada em Governador Celso Ramos. – Estamos na expectativa de receber mais empresas nas áreas industriais que estamos instalando aqui. Empresas menores, não do porte do Mercado Livre, mas temos boas expectativas – apontou o vice-prefeito, sublinhando a importância de qualificar mão de obra para servir a esses investidores.
Continua depois da publicidade

– Estamos entregando a primeira área industrial, com 6 hectares e 16 terrenos. E estamos estruturando uma segunda área industrial, de mais 20 hectares em localização estratégica aqui – antecipou o vice-prefeito.
> SC tem alertas para temporais, granizo e mar agitado
O prefeito Noi Coral (PP) encaminhou ao deputado Rodrigo Minotto (PDT), que participou do ato com o secretário Buligon nesta segunda em Morro da Fumaça, pedido para que o Governo do Estado efetue melhorias na Rodovia Genésio Mazon, a SC-443, entre o município e Urussanga. – Ali fica uma das nossas novas áreas industriais, será importante melhorar o acesso – confirmou Coral. – Há possibilidade sim de revitalização da Genésio Mazon. E temos as obras em andamento na SC-442, em Estação Cocal, que também vai colaborar com o tráfego aqui da região – comentou o deputado.
Mais investimentos no Sul
Ainda na passagem por Morro da Fumaça, o secretário Luciano Buligon lembrou a importância do incremento da infraestrutura do Sul de Santa Catarina para criar novas oportunidades de investimentos. Ele desacou a estruturação de um distrito de exportação junto ao porto de Imbituba como um fato novo importante.
– Nós temos aqui em Imbituba, por decisão do governador Moisés, a decisão de fazer um distrito de exportação. Mas já avisaram o Buligon que esse assunto é antigo? – questionou-se o secretário. – O presidente Bolsonaro sancionou a lei permitindo que haja participação público-privada e que municípios do entorno possam participar. Isso vai criar um raio de oportunidades – respondeu.
Continua depois da publicidade
Buligon lembrou, ainda, o papel dos Centros de Inovação, mencionando as novidades que o Sul ganhará, em Criciúma e Tubarão. – Temos a maior rede de Centros de Inovação em Santa Catarina – lembrou. – O Centro de Inovação vai abrir muitas oportunidades, para quem está perto de Imbituba, quer criar e terá um canal para exportar – completou.

– Foi importante essa mensagem que o secretário trouxe para o Sul, de otimismo. Temos bons motivos para projetar o futuro aqui. Precisamos priorizar a formação de mão de obra e a criação de condições para receber mais empresas – avaliou o deputado Minotto. – O prefeito e o vice pediram ao secretário mais atenção aqui, com o Sul – emendou o deputado, lembrando que Morro da Fumaça foi a terceira cidade que mais gerou empregos na região carbonífera em 2021.
Leia também:
> Com temporal de granizo, lavouras sofrem perdas totais no Sul catarinense
> Os 45 anos da Rodoviária, referência para quem chega e para quem sai de Criciúma
> Acidente em Tubarão faz lembrar importância dos trens para o Sul de SC