A aprovação pelo Senado era a senha que o prefeito Clésio Salvaro (PSDB) esperava para lançar um pacote de obras de 25 milhões de dólares em Criciúma. Trata-se do Fonplata II, contrato avalizado pelo Governo Federal junto ao Banco de Desenvolvimento da Bacia do Prata que vai viabilizar um conjunto de obras viárias na cidade com execuções previstas para até 60 meses.

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– Poucas cidades brasileiras conseguiram isso, apenas quatro cidades, são as quatro cidades que apresentaram projetos e, para ser liberado esse recurso, eles analisam a gestão, quanto arrecada, quanto gasta e a transparência – explicou Salvaro. Com os recursos, o município ganhará novos eixos viários, elevados e incrementos importantes na estrutura de trânsito, além de aparelhos turísticos. O contrato com o Fonplata será assinado até o próximo dia 17.

– A primeira obra nesse novo pacote será a extensão do binário – contou o secretário de Governo de Criciúma, Vágner Espíndola. – O edital de licitação será lançado até dezembro e a obra dessa fase inicia no começo do ano que vem – sublinhou. O secretário referiu-se ao binário da Avenida Santos Dumont, que está em construção como parte das obras do Fonplata I, contrato anterior que Criciúma já firmou com a mesma fonte e que alcançou 17 milhões de dólares. Encontram-se em execução, com previsão de inauguração em janeiro, o elevado da Avenida Santos Dumont e a trincheira da Rodovia Luiz Rosso.

Futuro trecho de binário em construção, e que será entregue em 2023
Futuro trecho de binário em construção, e que será entregue em 2023 (Foto: Reprodução / Decom)

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A extensão desse binário, mencionada por Espíndola, será a ampliação da Rua Miguel Patrício de Souza, na junção com a Imigrantes Poloneses até a Via Rápida, no sentido da zona Norte de Criciúma. – Essa rua ganhará um elevado, será duplicada, terá um novo sistema de drenagem e ciclovias – apontou.

Na sequência do Fonplata II será implantado o Eixo Pinheirinho, que consta de extensão do corredor de transporte coletivo, alargamento de diversas vias e construção de um elevado que conectará outra extremidade do binário da Avenida Santos Dumont com a região Sul de Criciúma. A exemplo desse, haverá outro viaduto sobre a Centenário, principal avenida da cidade. – Será a ligação das ruas Domênico Sônego e Hermógenes Maurício, que conectará os bairros Santa Bárbara, Santo Antônio e Rio Maina – detalhou o secretário. 

Projeto vai alargar ruas e melhorar sinalização no Centro de Criciúma
Projeto vai alargar ruas e melhorar sinalização no Centro de Criciúma (Foto: Reprodução / Decom)

Nova rodovia e parque ecológico

O contrato contemplará, ainda, a abertura e pavimentação da Rodovia Antônio Scotti, um novo acesso entre as rodovias Luiz Rosso (acesso Centro) e Jorge Lacerda (acesso Sul a Criciúma), além da conclusão do Parque Ecológico do Morro Cechinel, onde está sendo construído um mirante com 30 metros de altura que oferecerá visão panorâmica de Criciúma. – Vamos, ainda, construir 18 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas e contratar a central semafórica que permitirá implantar a onda verde – completou. 

Em contrapartida aos 25 milhões de dólares emprestados pelo Fonplata, Criciúma terá que investir 6,2 milhões de dólares. – Estamos aplicando esses recursos no desassoreamento, canalização e macrodrenagem do Rio Criciúma, o que será decisivo para evitar cheias na cidade – finalizou o secretário.

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Parte do Rio Criciúma será canalizada no Bairro Santa Bárbara
Parte do Rio Criciúma será canalizada no Bairro Santa Bárbara (Foto: Reprodução / Decom)

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