*Por Keli Magri, interina

Além de maior cidade do Oeste de Santa Catarina, Chapecó ostenta outros dois títulos que reforçam o poder econômico da região: Capital Brasileira do Agronegócio e Capital Catarinense do Turismo de Negócios.

Continua depois da publicidade

Este último vem em uma crescente desde 2007, ano em que se tornou capital também de negócios, devido à realização das principais feiras econômicas do Estado. Em 2017, a cidade sediou 249 eventos. Só um deles, a Exposição-Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Chapecó (Efapi), atraiu 390 mil pessoas e movimentou R$152 milhões em negócios em outubro.

Neste ano, nos primeiros 20 dias, já estão agendados 158 eventos que até dezembro devem ocupar 40% da rede hoteleira da cidade, formada por 32 hotéis. O público também é o maior a passar pelo Aeroporto Serafin Enoss Bertaso. No ano passado foram 467.930 embarques e desembarques, com média semanal de 45 voos, acréscimo de 11% em relação a 2016.

De acordo com o diretor de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Chapecó, Luiz Roberto Tillmann, o município está com ocupação total neste ano em todos os finais de semana. Também de olho neste mercado há empresários interessados em investir na construção de novos hotéis na cidade.

Continua depois da publicidade

– Os eventos movimentam toda a cidade, desde o bar, o aeroporto, o restaurante até o hotel. Hoje não temos números precisos do movimento econômico gerado, porque depende do impacto de cada evento, mas é significativo à economia do município – assegura.

A CIDADE

– Sexta maior economia do Estado

– Está entre as 100 melhores cidades do Brasil para investir em negócios. Ocupa a 56ª posição no ranking, com 9,85 pontos, segundo estudo desenvolvido pela Consultoria Urban Sistems e divulgado pela Revista Exame.

-Está entre os 155 municípios do país na categoria B do Mapa Brasileiro de Turismo, com maior fluxo turístico e número de empregos e estabelecimentos no setor de hospedagem.

Principais eventos em 2018

Feira Eletrometalmecânica  – 6 a 9 de março

Simpósio Brasil Sul de Avicultura – 10 a 12 de abril

Simpósio Brasil Sul de Suinocultura – 21 a 23 de agosto

Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite – 6 a 8 de novembro

Feira Brasil Sul Franchising – 27 a 29 de abril

Interleite SUL – 17 e 18 de maio

Mercoagro – 11 a 14 de setembro

Fetranslog (transporte e logística) – 17 a 19 de outubro

 

Leia todas as publicações de Darci Debona