Dos 26 novos frigoríficos brasileiros habilitados para exportar frango para o México, anunciados nesta semana pelo Ministério da Agricultura, três são de Santa Catarina. São a unidade da Aurora em Abelardo Luz, a Jaguafrangos de Ipuaçu e a Safrio de Itajaí.

Continua depois da publicidade

De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal, Francisco Turra, a expectativa é de aumento de demanda pelo México, que já aumentou as compras de frango brasileiro em 8% neste ano. Foram exportadoas 95,5 mil toneladas de janeiro a outubro. Cerca de 1/3 é de Santa Catarina, com 33.5 mil toneladas e US$ 56,9 milhões em faturamento.

Continua depois da publicidade

O México já é o sétimo maior comprador de frango do estado e o quarto maior destino de todas as exportações catarinenses, segundo a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina.

– Depois de um início de ano com vários problemas estamos encerrando o ano com boas notícias, como reabertura a Rússia, ampliação do México e da China, isso traz uma perspectiva boa para o ano que vem. Também estamos buscando a abertura do mercado mexicano para a carne suína. Recentemente eles fizeram uma visita técnica para avaliar a questão sanitária, estamos aguardando o relatório para depois seguir os próximos passos – destacou Ricardo Gouvêa, diretor-executivo do Sindicato das Indústrias de Carnes e Derivados e da Associação Catarinense de Avicultura.