*Por Keli Magri, interina

A empresa de tecnologia em serviços de transporte dentro das cidades, Uber, iniciou ontem o cadastro de motoristas interessados em fazer parte do aplicativo. Ainda não há prazo para que comece a ser oferecido. Ao todo, 500 mil motoristas atendem pelo aplicativo no Brasil, incluindo Florianópolis, Joinville e Blumenau.

Continua depois da publicidade

A plataforma chama a atenção por prometer renda extra aos motoristas e pre ços mais em conta aos usuários. O presidente do Sindicato dos Taxistas de Chapecó, Antonio de Matos Pinto, disse que o setor não é contrário à modalidade, mas que a forma de trabalho peca em um aspecto.

– Sou contra a falta de controle da Uber em relação aos motoristas e carros que não são identificados e, por isso, colocam os usuários em risco. Qualquer um pode ser motorista – critica Matos, ao afirmar que a categoria espera mudança na legislação nacional para que o aplicativo cadastre os motoristas nas prefeituras e que também pague imposto. Trabalham em Chapecó 160 taxistas.

Para se cadastrar no transporte de aplicativo o motorista precisa procurar o Detran e incluir na CNH a informação de que exerce atividade remunerada, cumprir pré-requisitos exigidos no currículo para cadastro online e ter um carro de quatro portas e ar-condicionado a partir do ano 2008.

Continua depois da publicidade

Leia todas as publicações de Darci Debona