O trânsito sobre a barragem da hidrelétrica Foz do Chapecó, que liga Águas de Chapecó (SC) a Alpestre (RS), foi normalizado nesta semana. Desde outubro do ano passado, ocorriam interrupções diárias, que poderiam chegar a duas horas, para os trabalhos de retirada de um muro utilizado para ensecar o rio na construção da usina, que atualmente não exerce mais função e que foi danificado nas cheias de 2014 e também em 2017. A retirada foi recomendada por um consultor técnico.

Continua depois da publicidade

A parte que ficava fora da água já foi retirada e resta a parte submersa. Para isso a Foz Do Chapecó Energia S.A, concessionária da hidrelétrica, está construindo um canal de seis metros de largura, dez de profundidade e 300 metros e extensão, com objetivo de manter a vazão mínima do rio e poder secar o rio na parte em que será feita a retirada do restante do muro.

A previsão de conclusão das obras é em setembro. A empresa afirma que a obra não interfere no funcionamento da usina e que não representa riscos para a comunidade.


Leia outras publicações de Darci Debona

Continua depois da publicidade