Um temporal ocorrido na noite de segunda-feira trouxe prejuízos para várias cidades do Oeste Catarinense.
Continua depois da publicidade
Em Xaxim foram atingidas cerca de 100 residências. Uma delas, no bairro Primavera, foi atingida por uma árvore, Três pessoas tiveram que ser levadas para um abrigo público. Os bairros mais atingidos foram o Flor e Guarani. Além disso houve de queda de árvores e postes de iluminação pública. Três mil metros de lona foram entregues. Uma reunião foi realizada na manhã desta terça-feira, em Xaxim, mas ainda não foi decidido se o município decreta situação de emergência.
– Nossa Defesa Civil,Bombeiros e nossa equipe da Prefeitura prontamente atenderam as famílias, foram só danos materiais, vamos auxiliar as famílias que se enquadram nos programas sociais, estamos desobstruíndo estradas, temos ainda cerca de 70 famílias sem energia mas que devem ser reestabelecidas em breve – afirmou o prefeito de Xaxim, Lírio Dagort.
O coordenador regional da Defesa Civil, Luciano Peri, disse que mais de 400 pessoas foram afetadas pelo temporal somente em Xaxim.
– As ações para hoje são a desobstrução de bueiros, identificação de árvores e áres de risco, fazer o levantamento da população vulnerável e reestabelecimento da energia destacou.
Continua depois da publicidade
Peri informou que em Xanxerê houve alagamento em oito pontos, alguns destelhamentos e dois deslizamentos de terra. Em Marema também houve enxurrada, mas ainda não há dados.
Em Cunha Porã o destelhamento atingiu 30 casas.
Em Chapecó quarenta residências foram destelhadas parcialmente e duas totalmente. Houve uma queda de árvore sobre residência no bairro Esplanada. O casal de moradores que estava no local não ficou ferido. Eles foram para a casa dos filhos. Árvores caíram também sobre via pública. Na manhã desta terça-feira a Celesc ainda trabalhava na reparação dos danos e alguns semáforos também não estavam funcionando.
Em Palmitos houve granizo e, em Cunhataí e Saudades, enxurrada. A Defesa Civil ainda está fazendo os levantamentos.