A Aurora Alimentos, de Chapecó, terceira maior agroindústria de carnes do país, acaba de anunciar férias coletivas para o frigorífico de processamento de aves de Abelardo Luz, em Santa Catarina, no período de 1º da 30 de junho próximo. A BRF, primeira do país em processamento de aves e suínos, comunicou há dois dias a suspensão do abate de frango por 30 dias na unidade de Capinzal a partir de 7 de maio.

Continua depois da publicidade

Esse é um efeito cascata da suspensão das exportações de 33 unidades fabris de aves do Brasil à Europa pelo Ministério da Agricultura (Mapa) com objetivo preventivo. Por isso, tudo indica que mais unidades terão a produção interrompida em breve com férias coletivas para ajustar a produção.

As agroindústrias estão preocupadas com o rigor dos fiscais agropecuários desde a Operação Carne Fraca de março do ano passado e demora para reabrir mercados. Entre as queixas estão a suspensão de exportação de unidades devido a pequenos problemas burocráticos, que não tem nada a ver com a qualidade do produto. A situação mais difícil é da BRF, que teve 10 unidades com suspensão de vendas de frango ao mercado europeu em 16 de março último.