A segunda aduana de turismo na fronteira de Santa Catarina com a Argentina será inaugurada às 14h30 desta segunda-feira, na ponte sobre o rio Peperi-Guaçu, em Paraíso. Autoridades dos dois países devem participar do ato.

Continua depois da publicidade

– Será um ato formal de inauguração mas a documentação da imigração ainda vai demorar mais uns dias e a previsão e de que inicie na próxima semana. Essa aduana vai permitir o desenvolvimento da região, pois encurta a distância entre os dois países, e já temos pessoas procurando terrenos para investir aqui – disse o prefeito de Paraíso, Valdecir Casagrande.

A aduana tem previsão de funcionar das 8h às 20h. Desde julho houve um reforço de 12 policiais federais e mais oito da Força Nacional para atuar na fronteira e parte desse efetivo vai auxiliar na aduana.

Com a regularização da passagem por Paraíso a distância entre Posadas, capital da Provincia de Misiones, e Chapecó, diminui em 130 quilômetros. Atualmente os turistas que ingressam no Brasil por Paraíso precisam ir até Dionísio Cerqueira regularizar sua entrada.

Já a saída do Brasil para a Argentina e Chile, por exemplo, já era realizada no lado argentino, no município de San Pedro. Desde 1992 existe uma ponte sobre o rio Peperi-Guaçu, que foi construída numa iniciativa de lideranças da região. Ela liga a BR-282 com a Ruta 14, no país vizinho.

Continua depois da publicidade

No ano passado o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes fez uma vistoria no local e disse que há possibilidade de carta de até 30 toneladas, o que limita a um caminhão pequeno.

Mas mesmo com a nova aduana a entrada de cargas continua sendo feita por Dionísio Cerqueira pois dependeria de uma nova estrutura da Receita Federal.

No ano passado 106 mil pessoas entraram em Santa Catarina por Dionísio Cerqueira e 115 mil registraram saída. A maioria é de turistas argentinos que buscam passar as férias no litoral catarinense.