Santa Catarina deve mandar uma missão ao México dentro de 30 dias para tentar a abertura do mercado para carne suína. Este foi o resultado de uma reunião realizada na tarde desta sexta-feira, em Florianópolis, com lideranças do Sindicato das Indústrias de Carnes e Derivados (Sindicarne) e Associação Catarinense de Avicultura (Acav), com o governador Eduardo Pinho Moreira. O secretário de Agricultura do estado, Airton Spies, que participou da reunião, disse que o setor solicitou a missão oficial por considerá-la importante para as tratativas de venda de carne suína do estado para os mexicanos. O país da América do Norte compra frango mas desde 2001 não compra carne suína do Brasil.

Continua depois da publicidade

De janeiro a maio de 2018 Santa Catarina exportou 114,3 mil toneladas de carne de porco, volume 0,97% inferior ao mesmo período do ano passado. Em faturamento foram US$ 232 milhões, 12,86% a menos do que em 2017.

– Durante a reunião também foram tratados outros dois temas, como o investimento em reforço sanitário e também o abastecimento de milho. O governador vai solicitar uma audiência em Brasília para agilizar a situação da aduana de Dionísio Cerqueira para que esteja tudo funcionando quando começarmos a Rota do Milho – explicou Spies.

A data de início do transporte de cargas de milho do Paraguai para Santa Catarina é no dia 13 de julho.

Continua depois da publicidade