Santa Catarina embarcou três navios com 13.132 bovinos vivos que foram levados para a Turquia em 2018. Em 2016, foi apenas um navio com 3.567 animais e, no ano passado, nenhum envio. O Estado ampliou a exportação de carne bovina, tendo como principal destino Hong Kong. Em 2017, embarcou 2,5 mil toneladas, com faturamento de US$ 8 milhões. 

Continua depois da publicidade

Nos primeiros nove meses de 2018 já foram 3,6 mil toneladas, com faturamento de US$ 11,4 milhões. De acordo com a Secretaria de Agricultura Estadual, em comparação com os primeiros nove meses do ano passado, o acréscimo é de 187% em valor e 196% em volume.

O secretário de agricultura, Airton Spies, disse que a exportação de bovinos tem grande potencial. Ele afirmou que, apesar de Santa Catarina produzir apenas metade do consumo, que é de 250 mil toneladas ao ano, é vantajoso vender para fora.

— A exportação é positiva pois aumenta o preço pago ao produtor e isso estimula o aumento da produção. Por isso, nós apoiamos o incremento da bovinocultura de corte com botijões de sêmen, linhas de financiamento para recuperação de pastagem degradada e subsídio de juros para aquisição de touros – afirmou Spies.

Continua depois da publicidade