O secretário de Agricultura de Santa Catarina, Airton Spies, assumiu nesta segunda-feira a coordenação da Aliança Láctea Sul Brasileira. Ele substitui Ronei Volpi, da Federação da Agricultura do Paraná. O mandato vai até novembro de 2019. O objetivo da entidade, criada em 2014, com representantes dos três estados do Sul, é preparar a região para exportar.
Continua depois da publicidade
Atualmente os três estados produzem 12,8 bilhões de litros e respondem por 38% da produção nacional. Até 2026 a meta é chegar a 50% da produção nacional.
– Até 2026 nós precisamos exportar 10% da produção nacional. Um dos grandes mercados é a China, onde 40 milhões de pessoas deixam as aldeias rurais e migram para a cidade por ano, e vão precisar consumir nos supermercados. É uma Argentina inteira de consumidores por ano. Atualmente eles compram da Europa, Nova Zelândia e Austrália mas nós temos condições de atender o crescimento desse mercado, se fizermos a lição de casa – disse Spies.
O secretário esteve na China na semana passada, numa missão da Agência de Promoção das Exportações do Brasil em parceria com a Confederação Nacional da Agricultura. O foco é melhorar a qualidade, reduzir custos, melhorar a logística e conseguir mais eficiência na indústria.
Continua depois da publicidade