Técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Sul estarão em Chapecó hoje para acompanhar a aula inaugural do curso “Organização, Gestão e protagonismo com jovens rurais do Oeste de Santa Catarina”. O curso se inicia às 9h30min, no Centro de Treinamento da Epagri de Chapecó, distrito de Marechal Bormann. São 30 jovens que receberão capacitação mensalmente, durante três dias, com o objetivo de desenvolver as propriedades rurais.

Continua depois da publicidade

— Esse é um projeto que nasceu dentro do SC Rural, em 2011, onde foram formados 1,7 mil jovens em todo o Estado, com o apoio do governo do Estado e Banco Mundial, e que chamou a atenção do Ministério da Agricultura, que está financiando o projeto neste ano. Também despertou o interesse da Emater que pretende implantá-lo no Rio Grande do Sul — explicou o gerente da Epagri em Chapecó, Ivan Tormen.

Ele afirmou que durante o curso os jovens recebem capacitação dos profissionais da Epagri em áreas como pecuária, fruticultura, meio ambiente, produção de alimentos e gestão da propriedade. Também é realizado um plano de desenvolvimento.

Há casos de jovens que investiram na agregação e valor, transformando o leite em queijo. Outros investiram na melhoria das pastagens. A expectativa é que os jovens fiquem no campo por opção e que, para isso tenham renda e qualidade de vida.

Acessibilidade para professores

Continua depois da publicidade

O projeto Professor On-line, plataforma que garante acessibilidade a docentes com deficiência visual para registrar frequência, notas e conteúdos curriculares, será apresentado hoje, às 13h30min, na Agência de Desenvolvimento Regional de Chapecó. O projeto piloto foi implementado na Escola de Educação Básica São Francisco, em Chapecó.

Leia outras publicações de Darci Debona