Iniciou às 15h desta quinta-feira no Extremo Oeste de Santa Catarina a Operação Esforço Integrado, que também está sendo realizada em áreas de fronteira de outros dez estados do Brasil. Estão mobilizados 115 policiais militares além da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Bombeiros, Receita Federal, Cidasc, secretaria de Justiça e Cidadania, Defesa Civil e Instituto do Meio Ambiente.

Continua depois da publicidade

Há pontos de barreira em cidades como Dionísio Cerqueira, Campo Erê , Palma Sola e na ponte de Paraíso, no rio Peperi-Guaçu, que são potenciais portas de “entrada” de contrabando e produtos ilegais em Santa Catarina.

– Teremos 24 pontos de operação, que podem mudar de local caso seja identificada a necessidade de mudança por nossa equipe de inteligência. Estamos mondando barreiras para vistoriar veículos e vamos vistorias estabelecimentos comerciais com o objetivo de combater crimes transnacionais. No outro lado da fronteira a polícia argentina também vai realizar operações – explicou o tenente-coronel da Polícia Militar, Jaílson Aurélio Franzen, que é o coordenador do centro de Comando e Controle Integrado da operação.

O objetivo é combater tráfico de drogas, armas, contrabando de cigarro e outros produtos, além de transporte ilegal de madeira, por exemplo.

A operação não abrange as 82 cidades da faixa de fronteira, estando concentrada principalmente nos municípios do Extremo-Oeste. A tendência é de que ela encerre amanhã mesmo.

Continua depois da publicidade

Leia outras publicações de Darci Debona