A Polícia Civil deflagrou às 6h desta terça-feira (19) uma operação contra o tráfico de drogas em Campos Novos, denominada "Arlequina". São 120 policiais mobilizados com reforços de Xanxerê, Joaçaba, Lages e Rio do Sul, além da região de Campos Novos, para cumprir 33 mandados de prisão e 26 mandados de busca e apreensão.
Continua depois da publicidade
Até o final da tarde restavam apenas seis mandados que não foram cumpridos.
Dos 27 presos, nove já estavam em unidades prisionais de Joinville, Chapecó e Lages e Campos Novos. De acordo com o delegado regional de Campos Novos, Adriano Almeida, mesmo para os que já são detidos é feita uma nova prisão.
– Eles passam a contar com mais uma prisão e isso evita que saiam caso sejam liberados da primeira prisão, pois tem um segundo mandado – explicou o delegado.
Ele informou que mesmo detidos os presos, gerenciavam o tráfico, integrando uma facção criminosa. Os alvos estavam sendo investigados há cinco meses pela Divisão de Investigação Criminal do município.
Continua depois da publicidade
Os detidos devem responder pelos crimes de tráfico de droga, associação ao tráfico e organização criminosa. As penas podem variar de 11 a 33 anos de prisão.
De acordo com o delegado a droga vinha do litoral, por veículos, e distribuída em Campos Novos.
– Prendemos quem gerenciava, quem transportava, quem recebia, quem fracionada, quem distribuía e até quem vendia – destacou o delegado.
Entre os presos havia oito mulheres, entre elas uma que tinha tatuagem que deu nome à operação, e que foram encaminhadas ao Presídio Feminino de Lages. Os homens foram levados a Campos Novos.
Permanecem na delegacia cinco adolescentes, que foram apreendidos, aguardando vaga no Casep.
O inquérito deve ser concluído em 30 dias.