Uma cartilha escrita por três advogadas de Chapecó, com o objetivo de prevenir o consumo de álcool na infância e na adolescência, foi lançada nesta semana pela subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Prefeitura Municipal e Unochapecó.
Continua depois da publicidade
A publicação “Super Júlia na Escola” tem 24 páginas, em forma de uma história em quadrinhos, e foi elaborada pelas advogadas Edelcira Roda da Silva, Marilei Martins de Quadros e Sandra Lúcia Fagundes. De acordo com Marilei de Quadros a proposta surgiu após o sucesso nas escolas do “Gibi Maria da Penha nas Escolas”, uma iniciativa da Comissão da Mulher Advogada de Chapecó e da Secretaria de Saúde do Município.
A partir da apresentação de dados que apontam que 52% das crianças e adolescentes entre 9 e 14 anos já tinham consumido álcool, foi sugerida trabalhar a temática também em formato de gibi.
– Nós autoras nos reunimos com uma equipe multidisciplinar formada por médico, psicólogo e pedagogo para trabalhar o tema, que é pesado, de forma suave e lúdica para que possa ser assimilara pelos estudantes – disse Marilei.
Continua depois da publicidade
A ideia inicial é trabalhar na capacitação dos professores para que depois eles utilizem o material na sala de aula.
– A escola é local de transformação pois a nossa legislação é rígida, prevê pena de 2 a 4 anos de prisão para quem vender ou oferecer bebida alcoólica para menores de 18 anos mas isso não é fiscalizado – afirmou.
Ela afirmou que é preciso mudar também a atitude de pais que não impedem e às vezes até toleram esse consumo.
Inicialmente foram impressas 25 mil unidades, com recursos da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina, Prefeitura de Chapecó e Unochapecó. O material também é gratuito e será disponibilizado para outros municípios interessados na impressão.
Continua depois da publicidade