O Ministério Público de Xanxerê solicitou o afastamento da direção do Lar do Idoso de  Xanxerê no prazo de 30 dias, após constatação de má gestão da associação beneficente que administra o local, onde estão 23 idosos.

Continua depois da publicidade

O promotor Marcos Augusto Brandalise convocou familiares, funcionários, Conselho Municipal do Idoso e da Prefeitura para anunciar a medida.

– Constatamos falta de transparência na gestão, depósitos de 30% de valores (das aposentadorias) que deveriam ficar com os idosos, falta de estrutura e assédio moral.

Os idosos não estão sendo maltratados mas passam 24h ociosos, não tem ocupação adequada. Queremos um gestor técnico – disse o promotor. Ele também determinou que o município se abstenha de firmar convênio com a instituição no momento, que seja cancelada a inscrição no Conselho Municipal do Idoso e que seja aberto um inquérito policial para apurar apropriação indevida de dinheiro e falsidade ideológica.

Ele também vai iniciar um ação civil pública para responsabilizar quem for indiciado.
Brandalise disse que o objetivo não é fechar o local, que cumpre uma função social, mas sim melhorar as condições dos idosos. A presidente do Lar dos Idosos, Dionete Rech, disse que não recebeu nenhum comunicado da promotoria e que foi orientada juridicamente a não dar entrevistas no momento.

Continua depois da publicidade