Começa a ser instalado nesta terça-feira o “Monumento aos heróis tombados em combate”, que faz referência aos cinco bombeiros e um policial militar mortos durante duplo acidente ocorrido em 9 de outubro de 2007, no quilômetro 630 da BR-282, em Descanso.
Continua depois da publicidade
O memorial será instalado no terreno do 11º Batalhão da Polícia Militar, ao lado da garagem dos Bombeiros de São Miguel do Oeste. São sete esculturas de concreto com quatro metros de altura que foram confeccionadas pelo artista Neuri Reolon, de Descanso.
Uma das esculturas é de um anjo de braços abertos. As outras seis representam o policial militar que trabalhava em Maravilha, Ilvânio Marcos Sehnem, o bombeiro de Maravilha Evandro Daltoé e os bombeiros de São Miguel do Oeste Leonir Francisco Bagatini, Roberto Inácio Borgheti, Carlos Roberto Françozi e Élio Moss.
Continua depois da publicidade
Eles foram atropelados por um caminhão de Cascavel-PR, carregado com 30 toneladas de açúcar enquanto prestavam atendimento às vítimas de um outro acidente, entre um caminhão de soja de Frederico Westphalen e um ônibus de São José do Cedro, onde haviam morrido 11 pessoas. No segundo acidente morreram mais 16 pessoas.
Os nomes das 27 pessoas que morreram no local estarão no memorial. A inauguração será no dia 9 de outubro, quando o acidente completa 11 anos.
_ É uma forma de prestar uma homenagem àqueles que morreram tentando salvar outras vítimas, é uma forma de que preservar a memória deles para que jamais sejam esquecidos _ disse Rogério Golin, vice-presidente regional dos bombeiros Associação dos Praças do Estado de Santa Catarina (Aprasc).
Ele afirmou que a iniciativa é do comando dos bombeiros, mas os recursos para o monumento, no valor de R$ 41,5 mil, serão bancados pela Aprasc.
Continua depois da publicidade