O ministro interino da Agricultura, Eumar Novacki, disse nesta terça-feira, após encontro com lideranças em Chapecó, que o Brasil vai exigir um tratamento igualitário com a União Europeia.
Continua depois da publicidade
– Não há problema sanitário, nós vamos entrar com um painel na Organização Mundial de Comércio (contra o embargo do frango) e vamos fazer valer o princípio da reciprocidade, pois o Brasil exporta US$ 35 bilhões e importa US$ 33 bilhões. Na última semana o embaixador da União Europeia esteve no ministério e deixou claro que talvez tenha faltado diálogo. Não vamos abrir mão de tomar todas as medidas possíveis – disse Novacki.
No entanto ressaltou que essa medida pode demorar meses de negociação, pois na própria União Europeia há países produtores de carnes que são concorrentes do Brasil
Por isso ele ressaltou a viagem do ministro titular da pasta, Blairo Maggi, à Turquia e China, para abrir mais mercados para os produtos brasileiros.
Novacki acenou também com a possibilidade de redução de juros para o próximo Plano Safra, que deve ser lançado em breve.
Continua depois da publicidade