O ministro interino da Agricultura, Eumar Novacki, que na próxima segunda e terça-feiras estará no Oeste de Santa Catarina, em Chapecó, São Miguel do Oeste e Guaraciaba, disse que a União Européia está acenando com a possibilidade de retomar o diálogo sobre o embargo da carne de frango, para 20 frigoríficos do país.
Continua depois da publicidade
Em evento realizado na quinta-feira na Federação da Agricultura e Pecuária de São Paulo (Faesp), Novacki falou que o embaixador da União Europeia no Brasil fez um contato falando da necessidade um diálogo maior.
A União Europeia tirou da lista de exportações de frango 20 frigoríficos, sendo três da BR de Santa Catarina: Concórdia, Capinzal e Chapecó. Com isso a BRF já deu férias coletivas em Capinzal e a Aurora Alimentos anunciou férias coletivas nas unidades de Abelardo Luz, em junho, e Guatambu, em julho.
O Brasil ameaçou ingressar um painel na Organização Mundial do Comércio, alegando motivação comercial para a medida. Apesar de os europeus terem suspendido as importações após a divulgação de novas ações da Operação Carne Fraca, com denúncias de fraude em laudos laboratoriais de salmonella, o ministério disse que o que motivou a ação é antigo e já foi resolvido e as indústrias sustentam que nunca houve problema com produto brasileiro na Europa.
Os europeus teriam aumentado de dois para dois mil os testes de salmonella.
Continua depois da publicidade
A assessoria de imprensa do ministério informou que oficialmente não há retomada das negociações. A Associação Brasileira de Proteína Animal também não confirmou a informação.