O Ministro da Agricultura, Blairo Maggi, estará em Santa Catarina na manhã desta quinta-feira (8) para cumprir uma agenda de visitas técnicas em Concórdia. Às 9h30min ele conhecerá os projetos desenvolvidos pela Embrapa Suínos e Aves. Às 11h vai para a unidade da BRF conferir o projeto de modernização do Sistema de Inspeção Federal, desenvolvido desde 2015 pela Embrapa e o Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa).
Continua depois da publicidade
O objetivo é ajustar o foco dos auditores federais para os atuais riscos, como a salmonella. De acordo com a pesquisadora da Embrapa, Jalusa Deon Kich, não faz sentido cortar 35 milhões de línguas de suíno por ano para procurar doenças que possuem risco inferior a quatro dígitos depois da vírgula.
O projeto, que está sendo testado na BRF e depois vai para outras unidades de Santa Catarina e do Brasil, tem como objetivo implantar um programa de redução de riscos de organismos causadores de doenças. Também prevê exames por amostragem feitos em laboratórios oficiais, para evitar fraudes como as constatadas na Operação Carne Fraca.
Esse trabalho começou na suinocultura, mas já tem um projeto andando também para o frango.
Leia todas as publicações de Darci Debona
Continua depois da publicidade