Além das agroindústrias os laticínios também estão voltando a trabalhar em Santa Catarina. De acordo com o secretário de Agricultura do Estado, Airton Spies, a Tirol retomou a coleta de leite nesta quarta-feira.

Continua depois da publicidade

A Aurora também anunciou a retomada de suas atividades na unidade de Pinhalzinho a partir desta quinta-feira. Lá são processados 1,5 milhão de litros por dia. A estimativa do presidente do Sindicato das Indústrias de Leite e Derivados de Santa Catarina, Valter Brandalise, é que foram descartados seis milhões de litros de leite por dia, afetando 50 mil produtores que entregam para as indústrias. Isso representa cerca de 80% da produção, que é de 7,5 milhões de litros por dia.

Airton Spies afirmou que o governo do Estado trabalhou para que houvesse a retomada da produção e assim evitar que fosse necessário sacrificar animais no campo.

– A organização dos comboios e o apoio do Exército foi necessário para a liberação dos caminhões, para que os produtos pudessem sair das indústrias e os contêineres chegassem nas agroindústrias, para que a produção fosse retomada. O agronegócio foi extremamente afetado mas nós não tivemos problemas sanitários e as plantas estão retornando – afirmou Spies.

Continua depois da publicidade