Os juros do Plano Agrícola e Pecuário anunciado na quarta-feira pelo Governo Federal tiveram diminuição de 0,5 a 1,5 pontos percentuais em relação ao ano passado, sendo que as principais linhas de investimento ficaram entre 5,25% e 7,5% ao ano. O custeio ficou em 6% ao ano. O valor disponível é de R$ 194,3 bilhões, o que agradou as lideranças rurais.

Continua depois da publicidade

– O volume de recursos é satisfatório e deve atender a demanda pois os nossos produtores estão capitalizados e pelo menos 50% já utilizam recursos próprios para fazer as lavouras. O que se esperava era uma queda maior dos juros – afirmou o presidente da Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina, José Zeferino Pedrozo.

Mesmo assim ele acredita que os produtores catarinenses vão investir bastante em tecnologia para aumentar a produtividade já que os preço do milho e da soja estão bons.

O secretário de Agricultura de Santa Catarina, Airton Spies, destacou que, embora em Santa Catarina a grande maioria dos agricultores tenha acesso mais ao Plano Safra da Agricultura Familiar, que será lançado nos próximos dias, no ano passado a o crédito para os grandes produtores foi de R$ 7,8 bilhões no ano passado, com 40 mil contratos.

Continua depois da publicidade