Um grupo de 14 estudantes e uma professora da cidade alemã Ahaus estão fazendo um intercâmbio este mês em Tunápolis, no Extremo Oeste. Eles estão participando de atividades na Escola Estadual Básica Padre Balduíno Rambo e hospedados na casa de alunos e professores.
De acordo com a diretora da escola, Deofane Stoffel Bieger, o objetivo é ampliar as oportunidades de desenvolvimento pessoal dos intercambistas, com apropriação de novos conteúdos, conceitos e habilidades. Os alemães, que chegaram no dia 30 de setembro, ficam em Santa Catarina até 23 de outubro.

Continua depois da publicidade

– Na primeira semana houve um choque cultural. Apesar de falarmos a língua alemã, há uma certa diferença. Eles também têm um clima e relevo diferente. É uma experiência extraordinária, de descobertas e desafios – disse a professora e assessora de direção, Cristiane Gretzler.
No fim de semana, eles participam de um desfile na Oktoberfest de Itapiranga e, nos próximos dias, irão conhecer as Cataratas do Iguaçu e a hidrelétrica de Itaipu, no Paraná. Em 30 de janeiro, 
14 estudantes e dois professores de Tunápolis viajam para a Alemanha e ficam até 21 de fevereiro.